Ninguém matou Fredie Gray? Justiça retira acusação contra policiais
A Justiça dos Estados Unidos retirou nesta terça-feira (26) à noite os processos contra três dos seis agentes envolvidos no assassinato de Fredie Gray, ocorrido em abril de 2015 na cidade de Baltimore.
Publicado 27/07/2016 16:31

O tribunal encarregado do processo que julga a autoria dos ferimentos mortais que Gray sefreu enquanto estava detido anunciou que retirou as acusações contra os agentes Garrett Miller, William Porter e Alicia White.
Essa decisão acontece depois que um juiz absolveu, em maio, de todas as acusações, os três outros policiais acusados no caso, inclusive o motorista, que enfrentava a acusação mais grave.
Segundo a Procuradoria dos EUA, Gray foi detido em abril de 2015 de forma ilegal, quando se distanciava de uma bicicleta. Depois o jovem foi agarrado e colocado em um veículo. Os agentes em questão foram acusados de não protegê-lo com o cinto de segurança e de não levá-lo ao hospital quando ele solicitou ajuda médica.
Desde então, a morte de Gray se converteu em símbolo da violência policial contra os negros nos Estados Unidos e provocou diversas manifestações em protesto contra o racismo policial no país.
Com a nova medida da Justiça estadunidense, nenhum dos seis policiais inicialmente processados será, portanto, condenado neste caso, o que vai desencadear mais protestos, segundo analistas.
A absolvição acontece no momento que a brutalidade policial contra comunidade negra e outras minorias suscitou críticas de diversas organizações de direitos civis, como o grupo Black Lives Matter.