Luciana é aclamada em lançamento de pré-candidatura em Olinda

Um grande ato no convento de Santa Tereza marcou o lançamento da pré-candidatura de Luciana Santos a prefeita de Olinda (PE) na noite da última quinta-feira (28). Cerca de duas mil pessoas estiveram no encontro.

lançamento Luciana Santos em Olinda - Fotos: Virgínia Ramos

O evento contou com a participação do ex-ministro de Ciência e Tecnologia Sergio Rezende, da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ), do deputado estadual Waldemar Borges, do prefeito de Renildo Calheiros, do secretário de Cultura Marcelino Granja, de Marcia Souto, presidenta da Fundarpe; de Luciano Siqueira, vice-prefeito do Recife, entre outros.

Entre as lideranças que se pronunciaram durante o ato, a deputada Jandira Feghali, pré-candidata a prefeita do Rio de Janeiro, valorizou o protagonismo feminino na política e destacou que à frente do PCdoB nacional Luciana tem conduzido o partido com autoridade, ao mesmo tempo com muita humildade e tranquilidade. “Nesse momento do lançamento da pré-candidatura de Luciana a primeira questão que trago ao palco é o reconhecimento profundo do papel que Luciana cumpre na politica como uma mulher combativa, corajosa, generosa e, ao mesmo tempo, comandante de um partido de 94 anos de existência, que cumpre o papel na luta democrática no Brasil”, disse.

Última oradora da noite, Luciana começou sua fala ressaltando a diversidade de perfis que compõem a cidade de Olinda e a necessidade de valorizar os empreendimentos e as iniciativas que podem gerar emprego e renda para o município. Ela enfatizou a combatividade do povo olindense e a importância desse povo participar intensamente do movimento em defesa da democracia.

A presidenta nacional do PCdoB defendeu, ainda, o plebiscito para resgatar a vontade popular e soberania do voto. “A população precisa lutar pelo grande legado que foi construído nos últimos anos, que mudou a matriz econômica do nosso estado e mudou a face de Pernambuco.”

Luciana falou sobre as ações realizadas pelo PCdoB enquanto esteve a frente da prefeitura municipal. “Nosso principal legado são os indicadores, os feitos, as ações que mudaram a cara de Olinda”, disse. A pré-candidata destacou as dificuldades em gerir uma cidade com as características de alta densidade demográfica e baixa arrecadação, como é o caso. “Quando se tem vontade política e força política a gente é capaz de enfrentar os desafios de uma cidade como Olinda”

“Nós vamos para as eleições de cara limpa, de maneira altiva, para debater os problemas da cidade. Não vamos nos submeter ao rebaixamento da campanha, vamos fazer o debate de ideias, vamos discutir essa eleição no plano das ideias, da abordagem, da comparação”, explicou. “Não temos medo de comparar com quem quer que seja, pelo contrário, nós desafiamos quem fez mais por essa cidade”.

Até o momento quatro partidos apoiam a pré-candidatura de Luciana: PDT, PSD, PP e PRTB. As discussões com outros partidos continuam sendo feitas pelo PCdoB local e outras siglas podem se somar a esta aliança até a convenção que acontecerá no próximo dia 5 de agosto.