Jovens de Chapecó marcam presença no Congresso da UJS

No último final de semana 36 jovens entre 13 e 28 anos de Chapecó participaram do 18º Congresso Nacional da UJS (União da Juventude Socialista). O evento ocorreu em São Paulo entre os dias 28 e 31 de julho. De acordo com o diretor municipal e estadual da UJS, Rafael Willian Senger, a bancada de Chapecó foi muito expressiva.

UJS chapecó

“O congresso foi de grande valia, ofereceu experiências e vivências fundamentais para todos os militantes”, avalia Rafael. Para ele, o congresso teve um saldo extremamente positivo e eficaz, sendo retirados encaminhamentos e prioridades da entidade para os próximos anos, “além de politizar e instrumentar os seus militantes em busca de um Brasil mais justo, igualitário e tolerante”, complementa.

Ainda, o Congresso conquistou novos membros à UJS. “O congresso levou para a entidade inúmeros jovens que, por meio de um grande leque de oportunidades e informações que o congresso ofereceu, entraram e filiaram-se na entidade para fortalecê-la ainda mais”, disse Rafael.

Durante os quatros dias de atividades, os jovens perpassaram por inúmeras discussões, palestras e debates relacionadas a importantes temas da conjuntura nacional, como o golpe contra a democracia pelo qual o país passa; saúde e importância do SUS; as saídas para a crise social-econômica nacional e mundial; e combate a todas as formas de opressão, como LGBTfobia, racismo, machismo, entre outras.

Também foram discutidas as necessidades, prioridades, dificuldades e perspectivas do sistema de ensino público e privado no Brasil; movimento estudantil e sua importância na luta contra o golpe e pela conquista de direitos. “Contamos também com a presença de diversos políticos, jornalistas e professores que engrandeceram ainda mais o congresso, como o ato político com o ex-presidente Lula”, lembra Rafael.

Ainda, foram realizados jogos esportivos e aconteceram eventos culturais como shows e apresentações. Na avaliação do Rafael, essas atividades também são imprescindíveis ferramentas de interação cultural e mostram a cara e a diversidade da nossa juventude.

Nova direção
No último dia de congresso os jovens elegeram a nova direção da entidade, para o biênio 2016-2017. “A nova direção tem todas as cores e sotaques do Brasil e conta com uma renovação dos seus quadros. Os militantes que agora se afastam da organização, deixam um importante legado para essa que é uma das maiores organizações de juventude da América Latina”, escrevem os jovens no site da UJS.

O amazonense Renan Alencar foi reconduzido à presidência da entidade. A direção nacional eleita é composta por 81 jovens de todos os estados representados e das mais diversas frentes. De Santa Catarina, foram eleitos Maria de Fátima Capela e Yuri Becker.