Lewandowski diz que só decidirá data de julgamento depois do dia 9 

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, reuniu-se com líderes partidários e integrantes da Comissão do Impeachment, nesta quinta-feira (4), para definir o roteiro da sessão plenária da próxima terça-feira (9). No Plenário, os senadores irão decidir se acatam o parecer de Antonio Anastasia (PSDB-MG), que recomenda o julgamento da presidente eleita Dilma Rousseff, por crime de responsabilidade.

Lewandowski diz que só decidirá data de julgamento depois do dia 9 - Agência Senado
 

“Não tocamos em nada que diga respeito a uma possível futura sessão de julgamento, porque isso só poderá ser decidido a partir do dia 9, se for o caso”, esclareceu Lewandowski.

O roteiro da reunião plenária do dia 9 de agosto tem 24 itens. Cada um deles foi discutido de forma destacada com o conjunto dos senadores, segundo o presidente do STF. Essa negociação incluiu desde o início dos trabalhos, às 9h; passando pela definição de pausas, a cada quatro horas; até chegar ao número de testemunhas de defesa e acusação: seis representando cada lado.

O Plenário do Senado recebeu, no início da tarde desta quinta-feira (4), o parecer do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) aprovado na Comissão de Impeachment sobre o afastamento da presidenta eleita Dilma Rousseff.

A leitura do documento, que recomenda a continuidade do processo e o julgamento de Dilma Rousseff por crime de responsabilidade, foi feita pelo senador Elmano Férrer (PTB-PI). Logo após a leitura do recebimento do parecer, o presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) encerrou a sessão.

Sem atropelos

Em entrevista à Agência Senado na noite desta quarta-feira (3), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) informou que o presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski, garantiu que não pretende atropelar prazos na condução do processo de impeachment. A declaração da senadora foi após reunião de opositores ao governo ilegítimo de Michel Temer com Lewandowski.

A possível condução mais rápida dos trabalhos, anunciada pelo presidente do senado, Renan Calheiros, na última terça-feira (3), preocupa os oposicionistas. Eles criticam a pressão de aliados do governo para que o processo de impedimento seja apressado.

“Estamos muito preocupados com a possibilidade de apressar tudo, de querer adiantar, atropelar o processo”, disse a senadora. Vanessa explicou que a intenção do grupo não era obter respostas imediatas, mas expor ao presidente do STF as preocupações com o processo.

O início do julgamento final estava previsto para o dia 29 de agosto, mas Renan afirmou que a data pode ser antecipada para o dia 25. Segundo Vanessa Grazziotin, o presidente do STF não quis se manifestar antes da reunião marcada para esta quinta-feira (4), com o presidente do Senado e líderes.