Equador realiza Cúpula de Medicinas Ancestrais

O Equador é o primeiro país da América Latina a celebrar as culturas dos povos ancestrais “oficialmente”. Começa nesta terça-feira (9) a 1ª Cúpula de Medicinas Ancestrais, Espiritualidade e Interculturalidade.

Medicina tradicional boliviana - Biblioteca de Pueblos Indigenas

O evento terá, além de painéis e exposições sobre saúde e interculturalidade, uma cerimônia ancestral para celebrar o Dia dos Povos Indígenas, rituais de curas, feira de plantas medicinais, tratamentos terapêuticos ancestrais e uma noite cultural.

Todas as atividades acontecem na Universidade Regional Amazônica Ikiam, localizada na província de Napo. Mais de 30 palestrantes equatorianos e estrangeiros vão abordar temas como experiências, usos e aplicações da medicina ancestral; além do processo produtivo de plantas medicinais, bem como a necessidade e de impulsionar o conhecimento da medicina ancestral nas universidades e no área de investigações científicas.

A Fundação Taitas e Mamas Yachaks do Equador (Futmye) e a Confederação Nacional de Organizações Camponesas e Indígenas e Negras (Fenocin) são responsáveis pela realização do evento. Na ocasião será analisada a Lei Orgânica de Medicinas Ancestrais e Interculturalidade, e também será criado o Conselho Nacional de Homens e Mulheres conhecedores das medicinas ancestrais e espiritualidade.

A iniciativa busca valorizar e expandir a ancestralidade dos povos originários não só do Equador, mas da América Latina como um todo e por meio dos debates e painéis vai ampliar o debate dentro da academia.