Governo de Evo Morales é aprovado por 77% dos bolivianos

Uma pesquisa realizada pela empresa Equipos Mori, detectou que o presidente da Bolívia, Evo Morales é considerado “o mais notável da história do país”. Isso porque, 77% dos bolivianos consideram sua liderança importante para a estabilidade econômica nacional.

Evo Morales e Álvaro García Linera - Divulgação

A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de julho e 4 de agosto em diversos pontos do país e mostra que apenas 18% dos entrevistados qualificam como “não muito importante” a liderança de Evo.

Quase dois terços, ou seja, 62% dos bolivianos aprovam a gestão de Evo Morales e Álvaro García Linera e apenas 17% desaprovam.

Mais da metade (56%) dos bolivianos estão satisfeitos com a situação geral do país nos últimos dez anos, enquanto 51% qualifica o atual governo como bom ou muito bom. Outros 50% garantem que o país está caminhando na direção correta na última década.

Sobre a disputa de Evo Morales com o Chile por uma saída para o mar, 50% qualificam como importante a atitude do presidente, e 32% consideram “muito importante”. Apenas 14% acham que não se trata de uma luta relevante.

Enquanto isso, a oposição a Evo não se saiu tão bem nas pesquisas. As ações dos opositores ao governo são consideradas “ruins” por 43% dos entrevistados e apenas 25% responderam que acham tais administrações “boas”.