Memória e Verdade: Governo do Ceará promove ações em agosto

Com o objetivo de resgatar a memória política brasileira, preservando conhecimento para as futuras gerações, o Governo do Ceará promove, durante o mês de agosto, ações voltadas ao tema Memória e Verdade.

Memória e Verdade: Governo do Ceará promove ações em agosto

As ações idealizadas pela Célula de Educação em Direitos Humanos, da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas em Direitos Humanos, do Gabinete do Governador (COPDH), e fruto da parceria com diversas entidades governamentais e não governamentais, buscam apresentar o tema da memória e da verdade sob a ótica dos que tiveram seus direitos violados durante a vigência do Regime Militar.

A programação consiste em exibição de filmes, aulas de campo, exposições fotográficas, palestras, além de uma programação especial de filmes e documentários exibida na TV Ceará.

Para Demitri Cruz, coordenador Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Ceará, ter um mês dedicado ao tema da memória e da verdade contribui para que as pessoas vivam de fato a história e saibam que o Ceará possui uma memória rica e viva de resistência às violações humanitárias. “A programação marca o início de um ciclo de ações permanentes que visam dar visibilidade de historias de resistência do povo cearense, não somente no que se refere à Ditadura Civil-Militar, mas a todo o período de construção do nosso Estado”, destaca.

Um dos pontos altos da programação será o projeto "Percursos da Memória e Verdade". O trajeto consiste em uma aula de campo guiada. Durante todo o caminho o estudante conhecerá a história da Ditadura Civil-Militar no Ceará, por meio dos lugares de memórias relacionados ao tema. O percurso será orientado por um estudioso do tema e de uma ex-perseguido político.

A ação se desenvolve por meio da COPDH; em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), através da Comissão Estadual de Anistia Wanda Sindou; Museu do Ceará; Arquivo Público do Estado do Ceará; Museu da Imagem e do Som; TV Ceará; Secretaria Estadual da Educação (Seduc); Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor); Instituto Frei Tito de Alencar; Comitê Memória, Verdade e Justiça; Aparecidos Políticos; Associação dos Juízes pela Democracia; Coletivo Concreto; Comissão de Anistia do Ministério da Justiça; Movimento de Justiça e Direitos Humanos; e Associação 64/68.

Programação