Golpe fracassado: Governo turco expulsa milhares de policiais

As autoridades da Turquia expulsaram mais de dois mil policiais por supostos vínculos com o frustrado golpe militar de 15 de julho passado, segundo um decreto publicado nesta quarta-feira (17) no jornal oficial turco.

Recep Tayip Erdogan - Yasin Bulbul/Reuters

O governo tomou a medida no âmbito do estado de emergência proclamado no país depois da intentona.

Ao todo, 2.692 pessoas perderam sua condição de servidor público: 2.360 agentes da polícia, 196 empregados da Autoridade de Telecomunicações e 136 oficiais do Exército, desde sargentos até generais.

A estas cifras somam-se os 4.897 servidores públicos expulsos até agora, entre eles mais de 3 mil militares, segundo disse o premiê turco, Binali Yildirim, no sábado passado.

Yildirim também apontou que um total de 75 mil servidores públicos ou empregados de setores públicos suspensos de sua função esperam pela revisão de seus casos.

Todos eles são suspeitos de manter vínculos com a organização do clérigo turco Fethullah Gülen, exilado nos Estados Unidos desde 1999 e acusado por Ancara de instigar a tentativa de golpe.

A Turquia solicitou a extradição de Gülen, que nega seu envolvimento na rebelião militar e condenou a tentativa de golpe no país euroasiático.