Retrocesso: Temer transfere para o PMDB as verbas contra a seca

O interino Michel Temer decidiu centralizar nas mãos do PMDB a execução orçamentária dos projetos contra a seca no Nordeste, retirando as verbas dos governadores.

Ordem, na senzala, e Progresso, na casa-grande - blogdidanegrao.blogspot.com

Com isso, os gastos serão controlados pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), órgão controlado predominantemente por peemedebistas.

“A decisão ocorreu após uma reunião no Palácio do Jaburu, no domingo, 14, entre Temer e o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, presidente em exercício do PMDB do Pará e filho do senador Jader Barbalho (PMDB-PA)”, diz matéria publicada no Estadão.

Ainda segundo o jornal, a decisão de Temer favorece o PMDB, na medida em que o Dnocs é controlado na maior parte dos estados pelo partido. No Ceará, por exemplo, o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, é o responsável pela indicação tanto do coordenador regional quanto do diretor-geral nacional do órgão.

A centralização dos recursos revoltou os governadores nordestinos. “Não quero acreditar que isso foi feito por questões políticas”, disse o governador do Ceará, Camilo Santana. Robinson Faria, governador do Rio Grande do Norte, disse ter recebido “com surpresa” a decisão.