Ministro sírio ressalta papel da mídia contra o terrorismo no país

O ministro da Informação sírio, Mohamed Ramez Tourjman, afirmou nesta quarta-feira (24) que os meios de comunicação tiveram muito sucesso se for levado em conta o financiamento limitado e a campanha midiática hostil apoiada pelas grandes potências e pelos petrodólares.

Mohamed Ramez Tourjman

Nas próximas etapas devem refletir de forma transparente, honesta e não frustrante o sofrimento da sociedade e o trabalho das instituições encarregadas de instaurar o bem-estar e de satisfazer as necessidades dos cidadãos, insistiu.

Ramez Tourjman, em entrevista à emissora rádio Souriana FM, afirmou: "temos que ser honestos e transparentes com nosso público; devemos ter uma transparência responsável porque o cidadão hoje em dia sabe de tudo e não podemos esconder nada dele".

Ao mencionar os últimos acontecimentos na província setentrional de Hassakeh, o responsável sublinhou que o que ocorre ali, como em Alepo e cada parte da Síria, é uma guerra imposta, e lamentavelmente setores sírios têm servido de ferramenta para a execução desse projeto estadunidense na região.

Uma dessas ferramentas são as chamadas Autodefesas Curdas, braço armado do Partido dos Trabalhadores do Curdistão e cujas ações "só trarão à zona onde estão presentes (que é uma zona de tecido social múltiplo e diverso) mais derramamento de sangue e horrores".

Indicou que essas forças devem rever sua postura porque é impossível dividir a Síria, e enfatizou que "tudo poderia ser debatido se há uma demanda política e no marco do Consenso Nacional e do Estado Sírio".

Concluiu que "os protagonistas do projeto do novo Oriente Médio estão apostando na continuação do caos na Síria e não querem nenhuma solução pacífica, política ou militar já que sua meta é manter o caos".