Delegacia Móvel acelera e humaniza atendimentos no Maranhão

 

Delegacia Móvel acelera e humaniza atendimentos
Uma das ações estratégicas implementadas pelo governo do Maranhão no combate aos índices de criminalidade, a implementação da Delegacia Móvel tem garantido resultado uma celeridade nas investigações criminais realizadas pela Polícia Civil, por meio da Superintendência da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa, durante a abertura dos inquéritos policiais.

A Delegacia Móvel funciona com uma van-escritório climatizada, aparelhada e moderna, que vem realizando os atendimentos nos locais de crime de homicídios. O efetivo é composto por plantonistas da Delegacia de Homicídios, sendo quatro equipes com seis policiais, formada por delegado, escrivão e investigadores, em regime de revezamento, 24 horas do dia, todos os dias. A Delegacia Móvel é dotada de cartório e permite que a polícia se desloque ao local do crime e proceda aos interrogatórios e coleta de provas, no momento da ocorrência.

Para ilustrar a celeridade no atendimento, o superintendente de Homicídios e Proteção à Pessoa, delegado Leonardo Diniz, utilizou como exemplo o tempo realizado em uma ocorrência e a abertura do inquérito no bairro Maiobão, em Paço do Lumiar, que caiu de aproximadamente quatro horas para uma hora e meia. “A fluidez que acontece no trabalho é outra após o programa. Antes, precisávamos nos deslocar para a área, conduzir as testemunhas para a delegacia fixa [localizada no Centro] para que as testemunhas fossem ouvidas. Com a Delegacia Móvel, a equipe já se desloca e realiza tudo no local. Do que compete à polícia, nós informamos as outras equipes rapidamente para iniciar as buscas pelo autor do crime. Já os familiares da vítima saem com a ocorrência do local para providenciar toda a papelada para a liberação do corpo”, ressaltou o superintendente.

A atual gestão tem ampliado a capacidade e a eficiência da resposta da Segurança às demandas da sociedade, investindo em equipamentos, valorizando o efetivo, realizando concurso público e adquirindo viaturas, coletes e armamentos. O Governo do Maranhão vem dotando todas as esferas das polícias para que possam trabalhar com todas as condições.

Uma das estratégias das ações para o setor tem sido combinar ações preventivas e repressivas realizando adequações táticas.

“Este modelo de programa é de alta relevância para a investigação e repressão qualificada de crimes. Serão atendidos os casos de acordo com a cronologia. Quando ocorre, a equipe de plantão vai até o local”, informou o delegado Leonardo Diniz.

O delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Lawrence Melo, destaca a importância e fala das principais consequências, tanto do ponto de vista legal, durante a investigação, quanto no ponto de vista humanitário. “Tudo isso resulta na melhor condição de trabalho que é oferecida para o policial e pela celeridade no atendimento. Com o deslocamento da equipe até o local do crime de forma mais rápida, preserva-se melhor a cena e consecutivamente mais provas e mais indícios são coletados. A possibilidade de a testemunha continuar no local do crime aumenta, porque o lapso temporal entre o evento, a comunicação e o comparecimento efetivo da equipe plantonista diminui”, detalhou.

Com a mobilidade dos trabalhos investigativos e legais da polícia, a capacidade de resolver e identificar o autor do crime se torna imediata. “Se comparecemos mais rapidamente no local do crime, teremos uma liberação mais rápida daquela vítima, pela finalização da necropsia. Esse é o aspecto humanitário. Não podemos pensar só no reflexo legal”, disse o delegado geral.

Investimentos para combater o crime

Desde a criação de novas superintendências pela Polícia Civil, em 2015, várias medidas foram colocadas em prática para qualificar o trabalho de investigação. Entre as medidas para conter os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), foi criado o Plantão 24 horas da Delegacia de Homicídios para atender os casos de mortes violentas. Com o serviço, o índice de solução das demandas saltou de 12% para mais de 50%.

O aumento do efetivo com a inclusão de mais 1.500 policiais à tropa; distribuição de 300 novas viaturas; aquisição de equipamentos de proteção como coletes e armamentos; e estruturação das delegacias e Batalhões de polícia são outras ações do Governo do Estado para qualificar a atividade da Segurança.