Dilma chega ao Senado sob aplausos e gritos de apoio  

A presidenta eleita Dilma Rousseff chegou às 9h06 ao Congresso, acompanhada do ex-presidente Lula. No Salão Branco, foi recebida com flores, aplausos, abraços e beijos de um grupo de senadores e deputados aliados. Ao som de “olé, olé, olé, olá/ Dilma, Dilma”, ela encaminhou-se para a sala de reuniões da Presidência do Senado.

Dilma chega ao Senado sob aplausos e gritos de apoio - Agência Brasil

Ela saiu do Palácio da Alvorada num carro oficial acompanhado por um comboio escoltado por batedores.

Usando uma blusa estampada com detalhes dourados e com saia preta, Dilma chegou pela chapelaria, onde foi recebida pela chefe do Cerimonial do Senado, Ana Teresa Meirelles, e por grande grupo de repórteres e fotógrafos.

Senadores e deputados aliados também a aguardavam e subiram com ela para a sala de reuniões do presidente Renan Calheiros (PMDB-AL). Antes, Dilma fez uma rápida parada para receber flores de um grupo de manifestantes contrários ao processo de impeachment.

Essa será a primeira vez que a presidenta eleita se manifestará no processo de impeachment. Até agora, a defesa tem sido conduzida por seu advogado e ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Dilma terá 30 minutos — prorrogáveis a critério do presidente da sessão, Ricardo Lewandowski — para apresentar seus argumentos aos senadores, que poderão questioná-la por cinco minutos cada um.

Convidados

Além do ex-presidente Lula, Dilma está acompanhada por 40 convidados – 30 deles ficarão nas galerias e 10 – assessores mais próximos – na tribuna de honra – entre eles os ministros de sua gestão, como Aldo Rebelo (Defesa) e Jacques Wagner ( Casa Civil) e artistas como o cantor Chico Buarque e atriz Letícia Sabatella.

A acusação também levou 30 convidados que ocuparão parte das galerias no plenário. São eles representantes de movimentos sociais como o Vem para Rua e Movimento Brasil Livre (MBL), além de uma filha do jurista Hélio Bicudo, um dos autores da representação. Bicudo enfrenta graves problema de saúde.