Gilson Reis é eleito novo coordenador geral da Contee

Foi eleita no último domingo (28) a nova diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores em estabelecimentos de Ensino (Contee), que conduzirá a entidade pelos próximos quatro anos. Os atuais dirigentes optaram por construir construir uma proposta unitária com os setores dissidentes, buscando a composição de uma chapa única para a disputa. Houve sucesso.

Gilson Reis é eleito novo coordenador geral da Contee

O entendimento é de extrema importância para o fortalecimento da luta da Contee, sobretudo num momento que exige posicionamento firme e unitário em defesa das conquistas dos últimos 13 anos e dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Foi justamente o que destacou o professor Gilson Reis, eleito o novo coordenador-geral da Contee, que tomará posse oficialmente no dia 3 de outubro. "A Contee, neste Congresso, faz história. História porque o momento político do nosso país demanda a mais ampla unidade para poder resistir às adversidades que serão impostas ao movimento sindical e aos trabalhadores e trabalhadoras", discursou.

A professora Madalena Guasco Peixoto, que esteve à frente da Coordenação-Geral por quatro mandatos e agora assume a Coordenação da Secretaria-Geral, recebeu uma homenagem no encerramento do congresso. "Foi com muito orgulho que dirigi esta Confederação por quatro gestões e é com muito orgulho também que passo o bastão ao companheiro Gilson. Continuo na direção e vou fazer o possível que a gestão que começa seja muito mais exitosa do que a que se encerra", disse.

Além da eleição da diretoria, o 9° Conatee reafirmou a bandeira de combate ao golpe e em defesa da democracia. O ato político contou com a presença do presidente da CTB, Adílson Araújo. "Esta não é uma crise brasileira. É a mais grave crise econômica do sistema capitalista mundial. E, decorrentes desse processo sistêmico, as repercussões no Brasil são dramáticas. (…) Por uma questão de sobrevivência, fora Temer. Essa é uma questão central que está posta. Porque, à luz das conquistas, por mais que alguns achem que foi insuficiente — e é verdade —, diante do atraso secular desse país, o que se fez nesses 13 anos impactou a vida das pessoas", declarou.

O Conatee também aprovou resoluções a respeito da conjuntura nacional e internacional e apontou as posições políticas e a forma de enfrentamento à crise econômica e seus efeitos na luta da classe trabalhadora. A pauta educacional ainda definiu as prioridades da luta da Confederação na defesa da educação pública, democrática, de qualidade socialmente referenciada, e da regulamentação do setor privado de ensino.