Cebrapaz saúda o povo colombiano pela assinatura dos acordos de paz

O Centro Brasileiro de Solidariedade e Luta pela Paz (Cebrapaz) saúda o povo colombiano pela assinatura do acordo final de paz entre o governo e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo). A entidade vê como uma vitória esta medida que vai dar fim aos mais de 50 anos de conflito no país.

Fim do Conflito na Colômbia - Efe

A Colômbia sofre com o conflito entre o Estado e a guerrilha há mais de 50 anos. Desde então, muitas tentativas de alcançar a paz já aconteceram, mas desta vez o país está realmente perto de virar esta página da história.

Há quatro anos que os Diálogos de Paz são realizados em Havana, Cuba, com o objetivo de buscar uma negociação sólida e duradoura entre as duas partes.

Leia a nota do Cebrapaz na íntegra:

É com grande alegria e confiança na luta por uma paz justa que o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) saúda o povo colombiano pela vitoriosa assinatura de um acordo final entre o Governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc).

Ao longo de tantas décadas, o povo colombiano tem sido a primeira vítima de uma violência de Estado brutal e enraizada, que encontrou no imperialismo estadunidense sua base de apoio. Os Estados Unidos, por sua vez, manipularam a violência na Colômbia e contribuíram para a sua institucionalização como um elemento da estratégia de manutenção da sua hegemonia em nossa América.

Por isso, reafirmamos que a solidariedade entre os povos latino-americanos e, especialmente, com o povo colombiano, neste momento, continua sendo essencial. A assinatura do acordo deve levar à efetivação do processo de transformação do conflito na Colômbia, com o compromisso do combate às causas da violência.

Apoiamos e saudamos as Farc pela valente atuação no processo de paz, construído ao longo dos últimos quatro anos sob os auspícios de Cuba, e na sua decisão de continuar lutando pela efetivação do seu papel político neste novo momento, depondo suas armas. Continuaremos demandando e acompanhando o povo colombiano na exigência pela desmobilização das milícias e do Exército da Colômbia há tantos anos engajados na perseguição, na repressão e no massacre dos que lutam pela democracia, pela inclusão e pela justiça.

A participação política dos colombianos tem sido fundamental nesses quatro anos de diálogos de paz e continuará sendo central na legitimação e na efetivação dos compromissos com uma paz justa e duradoura, inclusive garantindo a vitória do plebiscito para a adoção dos acordos. O povo colombiano precisa ser o fio condutor e o dono desssa construção, e a solidariedade entre os povos o seu suporte. Para nós, ademais, a paz da Colômbia é a paz da América Latina.

Viva a paz com justiça social, viva o povo colombiano!

Socorro Gomes

Presidenta do Cebrapaz