Donetsk abre representação "diplomática" na República Tcheca

Uma representação diplomática da República Popular de Donetsk foi aberta na cidade tcheca de Ostrava, na Morávia, nesta quinta-feira (1º/9). "Nosso objetivo principal é divulgar a verdade sobre esta nação não reconhecida", disse Nella Liskova à agência russa Itar/TASS. Ela é a consul-honorária de Donetsk no país.

Bandeira da RPD hasteada no centro de Donetsk

"É a primeira representação da RPD na União Europeia", ela disse, agregando que Donetsk e Ostrava são cidades irmãs, ligadas por laços tradicionais de amizade e cooperação. "É por isso que Ostrava foi escolhida para sediar a representação, não foi acidental. Vamos contribuir para aumentar os contatos entre a RPD, Ostrava e toda a República Tcheca. Nós também ajudaremos a promover laços direitos entre entidades jurídicas", afirmou Nella.

A ativista, que também é presidente da organização não-governamental tcheca "Milícia Popular", disse que está segura de que a representação contribuirá para o estabelecimento e o desenvolvimento da cooperação internacional entre as duas cidades em relação às esferas econômicas, sociais, científicas e culturais.

Ela agregou que a representação também organizará o envio de ajuda humanitária para a população da RPD.

De acordo com Nella, a representação foi registrada na República Tcheca como uma organização não comercial, como um centro de representação. Uma das suas tarefas é obter o reconhecimento internacional da autoproclamada República Popular de Donetsk.

Ao mesmo tempo, uma fonte no Ministério das Relações Exteriores disse para a Itar/TASS que essa organização não foi inscrita no Ministério e não tem status diplomático nem pode ser chefiada por um cônsul honorário.