Homem é detido pela PF por agressão à senadora Vanessa Grazziotin 

Um homem de aproximadamente 40 anos foi detido por meia hora pela Polícia Federal (PF), por volta das 23h45 dessa quarta-feira (31), no Aeroporto Internacional de Curitiba (Afonso Pena), por tentativa de agressão à senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). 

Vanessa vota contra o golpe e denuncia desrespeito à Constituição - Agência Senado

No momento do desembarque de passageiros que vinham de Brasília, a senadora foi hostilizada por um grupo favorável ao golpe contra a presidenta eleita Dilma Rousseff. Ao ser xingada, Vanessa começou a filmar quando o homem avançou contra ela para arrancar o celular das mãos dela. Depois do tumulto, o homem foi levado para uma sala da PF.

“Achei um absurdo, que foi uma agressão sim. Ela apontou o celular para filmar e quando ele puxou, ela puxou também, e pegou no cabelo dela. E ela acabou batendo a cabeça no braço da poltrona. A Polícia Federal não tinha delegado no aeroporto e acabaram não registrando a ocorrência na hora. Ele (o agressor) foi para a salinha da Polícia Federal”, conta um passageiro que pediu para não ser identificado.

Segundo outras testemunhas, os comissários de bordo tiveram que intervir para liberar a passagem da senadora para fora do avião. A PF foi acionada pela companhia aérea. O homem, que estava alterado, foi retido até que todos os passageiros desembarcassem.

A psicóloga Ana Lúcia Canetti, que estava no fundo do avião, afirma que no momento do embarque um grupo já tinha se manifestado contra a senadora. “Lá no fundo as pessoas acharam que era a Gleisi (Hoffmann, PT-PR). Eu tinha visto ela embarcando e reparei que ela pediu para ficar em uma poltrona especial, mas não tinha mais, uma que é mais larga que fica lá na frente. Acho que ela já estava com medo (de ser hostilizada). Quando ela conseguiu a poltrona especial lá na frente, as pessoas começaram a gritar ‘fora querida’. Durante o voo pararam”, conta.

“Quando (os passageiros) começaram a desembarcar, e algumas pessoas começaram a gritar com ela, eu vi o cara pular pra cima dela, porque ela estava com um celular na mão. Os comissários avisaram que o desembarque ia demorar porque ‘houve uma agressão’. Ela saiu e o agressor foi retido”, disse.

Por telefone, a assessoria informou que a senadora não registrou ocorrência e que achou melhor não divulgar o caso que considera lamentável. Vanessa Grazziotin participou da votação do impeachment no Senado nessa quarta-feira (31) e, à noite, foi a Curitiba para visitar a mãe que mora na capital paranaense.

Nota da Latam

“A LATAM Airlines Brasil informa que solicitou apoio da Polícia Federal para realizar o desembarque de um passageiro do voo JJ3151 (Brasília – Curitiba) de ontem (31) em função de comportamento indisciplinado. A empresa ressalta que segue os mais elevados padrões de segurança, atendendo rigorosamente aos regulamentos de autoridades nacionais e internacionais.”