IDEB: Sobral é novamente referência nacional na Educação

Divulgado nesta quinta-feira (08) mais um resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e Sobral, mais uma vez desponta como destaque. Segundo os dados, que servem como indicador geral da educação nas redes privada e pública, a cidade localizada na Região Norte do Estado aparece com nota 8,8, líder brasileira no 5º ano.

IDEB: Sobral é novamente referência nacional na Educação

O resultado mostra a ascensão do município quanto à educação, ao subiu 4 posições, já que em 2013 obteve o 5º lugar.

E os números vão além: Nas séries finais, referentes às redes municipais, Sobral aparece em 2º lugar. Já nas séries inicias, o município desponta em primeiro lugar. Em relação ao 9º ano, Sobral tem a segunda maior nota do Brasil, com IDEB de 6,7. A Prefeitura também comemora o avanço de sete posições, já que em 2013 havia ficado na nona colocação.

E a sequência de boas notícias não para: a escola Emílio Sendim obteve o melhor IDEB do Brasil, com nota 9,8.

Saiba mais sobre o IDEB

O IDEB é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, uma espécie de nota que classifica as escolas de todo o país.

Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho no Saeb/Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.

O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0.

Para que o IDEB de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente as aulas.

Sobral, ao longo da última gestão, mantém forte investimento em sua política educacional; definiu metas; incentivou a leitura; criou um sistema de avaliação permanente, que passou a ser cultura enraizada dentro de cada sala de aula, além de política de formação de professores.

O atual prefeito Veveu Arruda recebeu a cidade com o índice do IDEB 6,6 e conclui sua gestão com 8,8.