Senado se reúne em esforço concentrado para votar MPs de Temer 

Os senadores se reúnem nesta quinta-feira (8) em esforço com centrado para votar em Plenário duas Medidas Provisórias (MPs) do governo ilegítimo de Michel Temer. Será a primeira sessão de esforço concentrado durante o período eleitoral. As duas MPs perderiam a validade na quarta-feira (7), mas vencem somente nesta quinta devido ao feriado. 

Senado Federal - Foto: Roque de Sá/Agência Senado

A primeira é a que promoveu uma reforma administrativa acabando com os ministérios que atuavam na promoção de políticas públicas sociais, como a de Direitos Humanos, de Mulheres, de Promoção da Igualdade Racial e de Desenvolvimento Agrário. A segunda é a criou o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que representa um verdadeiro desmonte do estado brasileiro, com a previsão de privatização de várias empresas públicas estratégicas.

As MPs precisam ser votadas para que a pauta seja liberada para decisão de outras propostas, como reajustes para os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do procurador-geral da República, que receberam reajuste de 16,3% e devem passar a ganhar R$39,2 mil a partir de janeiro.

A votação do projetos de reajuste na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) foi adiada depois de questionamentos sobre a conveniência da aprovação de aumento salarial em um momento de crise. A proposta relativa aos ganhos dos ministros do Supremo gera efeito cascata em toda a magistratura.