El País: Milhares protestam pelo "Fora Temer" e "Diretas Já" em SP

O jornal espanhol El País publicou reportagem nesta sexta-feira (9) destacando a manifestação que ocorreu na noite desta quinta-feira (8) pelo "Fora, Temer" e "Diretas já". Segundo o periódico, "uma multidão marchou até a casa do presidente Michel Temer, na Zona Oeste de São Paulo". Guilherme Boulos, líder do MTST e um dos convocadores da marcha, disse que cerca de 15 mil pessoas participaram da marcha.

Fora Temer em SP - Foto: Andre Penner/AP

Segundo a reportagem do El País a Polícia Militar foi a terceira manifestação contra o presidente na semana e, assim como na quarta-feira, terminou sem repressão policial.

O jornal espanhol fala que o ato teve concentração no Largo da Batata, mesmo local onde, no domingo (4), a Polícia Militar jogou bombas de gás e jatos d'água para dispersar uma manifestação que já havia acabado. Desta vez, porém, os policiais apenas acompanharam o protesto que saiu por volta das 19h em direção ao bairro Alto de Pinheiros, onde fica a casa do presidente Michel Temer. Um helicóptero da polícia sobrevoou os manifestantes durante todo o trajeto.

El País ressalta que a marcha durou cerca de uma hora e meia até a frente da casa do presidente, local onde ele não reside no momento. A residência estava cercada com grades baixas e escoltada por policiais militares e do Batalhão de Choque. Ali, os manifestantes pediram a saída do presidente, e o petista Eduardo Suplicy propôs, no microfone, a realização de um plebiscito para que a população decida se quer ou não que Temer permaneça no poder.