Sejus e Senai capacitam 100 egressos do sistema penitenciário

Cem egressos do sistema penitenciário iniciam, neste mês, uma capacitação profissional com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A capacitação é fruto de convênio entre a instituição e a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus). A aula inaugural ocorre nesta segunda (12), às 14h, no Senai Jacarecanga (R. Padre Ibiapina, 1280), com a presença do secretário da Justiça, Hélio Leitão, e do diretor Regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda.

Sejus: Duas unidades prisionais ganham curso de alfabetização

Os cursos ofertados são de pedreiro, carpinteiro, armador de ferro e costureiro industrial. “Os cursos foram definidos a partir de uma análise de mercado, levando em consideração também o perfil do nosso público”, destaca a coordenadora de inclusão social do preso e do egresso, Cristiane Gadelha.

“A Fiec, através do nosso presidente Beto Studart, está fortemente engajada nessa parceria com o Governo do Estado, inclusive no âmbito de outras secretarias. Esse já é o segundo convênio que firmamos pelo movimento Pacto por um Ceará Pacífico. O primeiro foi com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social em benefício com os jovens em conflito com a lei”, disse Paulo André Holanda, diretor Regional do Senai Ceará, complementando que a entidade trabalha também intermediando junto aos sindicatos associados à Fiec a contratação dos alunos que frequentaram as capacitações.

Essa é a primeira vez que o Senai oferece cursos gratuitos para egressos do sistema penitenciário. A expectativa é que, em 2017, o número de vagas possa ser ampliado.