“O mundo por José Mujica”, análises de conjuntura a partir do Sul

O ex-presidente e atual senador do Uruguai, José “Pepe” Mujica, acaba de lançar uma coluna em vídeo no portal alemão Dustche Welle. Publicada quinzenalmente, o objetivo é apresentar análises de conjuntura e comentários sobre a geopolítica mundial com uma visão de quem “vem do Sul do mundo”.

José Mujica - AP

Os vídeos serão gravados na casa simples do ex-presidente, na região metropolitana de Montevidéu, onde ele sente-se bem tomando seu mate, cultivando sua horta e acompanhado de seus animais de estimação. Em sua primeira videocoluna, intitulada“Consciência Sul: o mundo por Pepe Mujica”, Pepe comenta os desafios econômicos e ambientais que ameaçam a humanidade. "A chave fundamental não é o mercado, mas a vida."

Neste primeiro capítulo, Mujica traça um panorama sombrio do mundo moderno e lamenta "o fanatismo, a corrupção, o afã de acumular dinheiro, a crise fiscal, a debilidade do mundo em estabelecer um imposto para a concentração excessiva de riqueza e a incapacidade dos acordos mundiais que permitam cuidar da natureza e da vida".

Ao mesmo tempo, o ex-presidente do Uruguai confia que as futuras gerações serão capazes de encontrar soluções sustentáveis para os principais desafios do nosso tempo. "Nunca o ser humano teve tantos recursos, tanto conhecimento científico, tanto capital e tantas possibilidades para mudar a sorte do planeta".

José Alberto Mujica Cordano, nascido en 1935, passou 14 anos na prisão como um dos líderes da guerrilha do Movimento de Liberação Nacional-Tupamaros durante a ditadura uruguaia. Ganhou a liberdade com a anistia decretada em março de 1985. Quatro anos mais tarde, os tupamaros fundaram o partido Movimento de Participação Popular (MPP). De 2010 a 2015, Mujica foi presidente do Uruguai. Pelo fato de ter declarado precisar de apenas 10% de seu salário e ter doado o restante, Mujica ficou conhecido como "o presidente mais pobre do mundo".

Assista a primeira coluna de Mujica: