Revolta em Charlotte: Guarda Nacional dos EUA ocupam cidade

Forças da Guarda Nacional ocuparam nesta quinta-feira (22) a cidade estadunidense de Charlotte, Carolina do Norte, que está em estado de emergência após a revolta deflagrada pelo assassinato de mais um negro por policiais da cidade.

Charlotte - The New York Times

O governador Pat McCrory declarou o estado de exceção, e os policiais patrulham as áreas consideradas por eles como as de maior possibilidade de confrontos da maior cidade da Carolina do Norte, e um dos grandes centros financeiros do país.

O motivo foi a morte de Keith Scott, de 43 anos de idade, assassinado depois de negar-se a soltar um objeto que a polícia afirma que era uma arma, no entanto familiares e testemunhas asseguram que era um livro.

A repressão a um protesto pacífico acabou em confronto violento contra uma brigada antimotins, que agrediu os manifestantes com balas de borracha e gás lacrimogêneo. Os manifestantes revidaram com pedras e garrafas.

Segundo as autoridades locais, um manifestante foi ferido por um tiro disparado por um civil, e cerca de 16 policiais sofreram ferimentos leves. A família de Scott diz estar devastada pela morte, que deixou mais perguntas que respostas.

O presidente Barack Obama falou por telefone com os prefeitos de Charlotte e de Tulsa, cidade de Oklahoma onde na sexta-feira passada um policial entrou em pânico e matou um negro desarmado e com as mãos para o alto.