Vanessa: Prisão de Mantega em hospital é violação aos direitos humanos

Por meio de vídeo divulgado nas redes sociais, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) considera uma violação aos direitos fundamentais a prisão preventiva (por cinco dias), do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega pela Polícia Federal nesta quinta-feira (22).

Senadora critica denúncia sem provas do MP contra Lula - Agência Senado

“Amanhecemos com uma notícia não só inusitada, mas impactante e inacreditável. Prenderam um ministro que estava num centro cirúrgico acompanhando a cirurgia da sua esposa”, criticou a senadora.

“Quero deixar claro que não estou questionando as investigações da Lava Jato. Considero necessária e importante como instrumento de combate à corrupção. Estou questionando os métodos utilizados por membros da força-tarefa dessa operação. Se o ex-ministro tem que ser investigado, tem que dar depoimento ou até ser detido, que seja feito dentro dos princípios da legalidade, mas também da humanidade, que todos nós devemos respeitar”, enfatizou Vanessa, questionando a real necessidade de tirar o ex-ministro do centro cirúrgico quando acompanhava sua esposa.


A senadora destaca que essa conduta tem sido recorrente por parte da força-tarefa da Lava Jato no Paraná e ressalta: “Esses últimos episódios e a própria denúncia contra o ex-presidente Lula, que foi aceita pelo juiz Sérgio Moro, é carente de provas”.

Vanessa reafirma que as ações demonstram uma seletividade das investigações e cobra: “Cadê as investigações sobre as gravações do senhor Romero Jucá que disse que era preciso tirar a presidenta Dilma do poder para acabar com a sangria [da Lava Jato]? Quando essa investigação vai chegar em torno do senhor Michel Temer que acaba de conquistar a imunidade processual?”