Justiça dá parecer favorável e Lélio participa de debate na Globo Pará

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará, decretou na tarde desta quarta-feira (28), decisão favorável ao pedido do candidato a prefeito de Belém, Lélio Costa (PCdoB) em participar do debate na afiliada da Rede Globo. O debate será transmitido pela TV Liberal (canal 7) a partir das 22 horas, nesta quinta-feira (29). Para Lélio, “a decisão foi uma grande vitória do povo e da democracia.”

Deputado estadual PCdoB Pará Lélio Costa - Ozeas Santos

A emissora havia negado a participação do candidato do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) alegando que o seu partido não possuía o percentual mínimo de parlamentares representados na Câmara dos Deputados, conforme indica o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entretanto, a equipe jurídica do candidato conseguiu comprovar a tempo que o PCdoB elegeu mais de 9 parlamentares na última eleição federal e que o candidato comunista está apto a participar de todos os debates, assim, como já participou em outras emissoras.

No parecer favorável do TRE-PA, o texto informa à emissora que ela deve cumprir rigorosamente a lei, convidando todos os candidatos aptos (de partidos que tenham bancada superior a 9 parlamentares conforme lista oficial do TSE. Caso a emissora se negue a seguir a decisão judicial terá que pagar R$50.000,00 (Cinquenta mil reais) sob pena de multa descumprimento.

A chamada do Debate na TV, da Globo, informa que foram convidados os candidatos à prefeito de Belém, Éder Mauro, Edmilson Rodrigues, Professor Maneschy, Regina Barata, Úrsula Vidal e Zenaldo Coutinho. A apresentadora e jornalista Zileide Silva fará a mediação do debate.