Mercadante: "Para Temer, escola pública é um problema"

O ex-ministro da Educação do governo Dilma, Aloizio Mercadante, destaca em nota divulgada nesta quinta-feira 29 a própria existência da escola pública parece ser um problema para o governo de Michel Temer.

Mercadante

"para aderir ao projeto "Escola Sem Partido" tiraram filosofia e sociologia do currículo obrigatório do ensino médio, acabaram com o Pronatec e com o Ciência sem Fronteiras, cortam o Fies, permitem contratar professores sem concurso e sem diploma na disciplina e ameaçam acabar com o Programa de Livros Didáticos", diz ele.

Leia a íntegra:

Para aderir ao projeto "Escola Sem Partido" tiraram filosofia e sociologia do currículo obrigatório do ensino médio, acabaram com o Pronatec e com o Ciência sem Fronteiras, cortam o Fies, permitem contratar professores sem concurso e sem diploma na disciplina e ameaçam acabar com o Programa de Livros Didáticos. Para este governo o problema parece ser a própria existência da Escola Pública que, segundo concepção neoliberal deles, prejudica a qualidade do ajuste fiscal.

Todo este retrocesso foi feito antes da PEC 241, que o governo golpista pretende votar dia 11, congelando por até 20 anos, em termos reais, o orçamento de educação. Estamos assistindo à retirada progressiva dos pobres e dos diretos sociais do orçamento. O governo Dilma investiu R$ 54 bilhões acima do piso constitucional, o congelamento pretende ser o teto. Tenho orgulho de uma presidenta que sempre deu prioridade à educação pública.

Aloizio Mercadante