A hora e a vez das mulheres

Candidatas pelo PCdoB de Goiás nas eleições municipais reforçam luta do partido pelo empoderamento e participação das mulheres na política

O PCdoB de Goiás alcançou uma marca histórica nessas eleições municipais, por estar concorrendo com um time numeroso de candidatas a uma vaga no parlamento. Somente na Capital, são nove mulheres: Tatiana Lemos, Denise Carvalho, Deborah Irineu, Eronilde Nascimento, Eyd Machado, Louise Moreira, Osvaldina Pereira, Nubia Pereira e Luiza Bernardes.

A adesão de mulheres ao partido é resultado do protagonismo obtido pela legenda no cenário político nacional, em especial contra o golpe de Estado que culminou com o impeachment da presidenta Dilma Rousseff e, ainda hoje, contra o governo de Michel Temer. A atuação da bancada feminina no Senado da República foi determinante para garantir a manutenção dos direitos políticos da presidente afastada, que poderá seguir ocupando funções públicas e disputando cargos eletivos.

Em Goiás, a deputada Isaura Lemos, presidenta do PCdoB de Goiás tem se destacado por sua atuação para que mais mulheres participem da política, levando as bandeiras feministas para dentro das câmaras municipais. O time que o partido comunista apresenta nessas eleições é composto por cidadãs com representatividade nas comunidades onde moram e desejosas de mudar o cenário político na Capital.

Um ponto em comum entre elas, a maioria mães de família, trabalhadoras, é o de levar ao parlamento bandeiras do movimento feminista e a criação de políticas públicas que combatam qualquer tipo de discriminação, em especial as de gênero. Elas também estão preocupadas com o futuro de seus filhos, querem escola pública de tempo integral e políticas públicas para a juventude, capazes de darem aos jovens oportunidade de educação, cultura, esporte e emprego