Parlamentares eleitos prefeitos e os que concorrem ao segundo turno 

Dos 81 deputados candidatos, 10 foram eleitos em 1º turno, 16 disputarão em 2º turno e 55 não tiveram sucesso. Já entre os senadores, dos dois que disputaram somente o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) continua no pleito em 2º turno na capital carioca. Marta Suplicy (PMDB-SP) não foi eleita na disputa para a prefeitura da cidade de São Paulo.

Câmara aprova redução de gastos dos estados com serviços públicos - Agência Câmara

Ao todo, 83 parlamentares ou 13,97% dos congressistas disputaram os cargos de prefeito e vice-prefeito nas eleições municipais de 2016. São 81 deputados federais, sendo 71 candidatos a prefeito e 10 a vice-prefeito, além de dois senadores, todos candidatos a prefeito.

Foram eleitos prefeitos, no primeiro turno, as deputadas Moema Gramacho (PT), em Lauro de Freitas (BA) ; Edinho Araújo (PMDB), em São José do Rio Preto (SP); Fernando Jordão (PMDB), em Angra dos Reis (RJ); Marcelo Belinati (PP), em Londrina (PR); Odelmo Leão (PP), em Uberlândia (MG); Dr. João (PR), em São João do Meriti (RJ); Fabiano Horta (PT), em Maricá (RJ) e Arnon Bezerra (PTB), em Juazeiro do Norte (CE).

Também foram eleitos como vice-prefeito, os deputados Manoel Junior (PMDB), na chapa de Luciano Cartaxo (PSD) em João Pessoa (PB) e Bruno Covas (PSDB) na chapa de João Dória (PSDB) em São Paulo (SP).

Segundo turno

Vão concorrer ao segundo turno das eleições as deputadas Margarida Salomão (PT), em Juiz de Fora (MG); Eli Correa Filho (DEM), em Guarulhos (SP); Sergio Vidigal (PDT), em Serra (ES); Cícero Almeida (PMDB), em Maceió (AL); Washington Reis (PMDB), em Duque de Caxias (RJ); Alex Manente (PPS), em São Bernardo do Campo (SP); Anderson Ferreira (PR), em Jaboatão dos Guararapes (PE); Valadares Filho (PSB), em Aracaju (SE); Duarte Nogueira (PSDB), em Ribeirão Preto (SP); Max Filho (PSDB), em Vila Velha (SP); Nelson Marquezan Júnior (PSDB), em Porto Alegre (RS); Edmilson Rodrigues (Psol), em Belém (PA); Luiz Carlos Busato (PTB) em Canoas (RS) e Aliel Machado (Rede), em Ponta Grossa (PR).

Marcelo Crivella (PRB) que concorre ao segundo turno das eleições para prefeito do Rio de Janeiro (RJ) é único senador ainda na disputa.

Os deputados Moroni Torgan (DEM) concorre ao cargo de vice-prefeito de Fortaleza na chapa de Roberto Cláudio (PDT) e Marcos Rotta (PMDB) também é candidato a vice no segundo turno na chapa de Arthur Virgílio Neto (PSDB).