Detonam os líderes autênticos, por serem de esquerda. 

Mas as massas não reconhecem os outros que lhes foram impostos

Por Euler Ivo.

Porque tão alto índice de brancos, nulos e abstenções?

Acho que revelam que as massas, intoxicadas pela intermitente propaganda contra a esquerda, se afastaram dessa esquerda. Mas não viram no horizonte nenhuma alternativa. Impuseram a avaliação de que os líderes políticos não prestam. Mas apresentaram alternativas piores. Daí os eleitores, as massas estão atônitas, perdidas. Isso é a revelação, a explicação desse estado de ânimo que surgiu das urnas.

Esse fenômeno não revela acima de tudo a derrota intrínseca da esquerda. Ao contrário. Revela o sentimento de que se deve ser anti esquerda, porque isso tem sido dito exageradamente. Mas esse anti esquerdismo não surgiu de dentro para fora da relação dos dirigentes de esquerda e as massas. Não é produto do fracasso dos governos da esquerda, seus hipotéticos erros em piorar a vida das massas. Porque isso não é real. Esse sentimento anti esquerda foi e continua sendo imposto de fora para dentro dessa relação esquerda-massa, imposto pela mídia, judiciário etc.

Já a abstenção é o retrato da desilusão com a direita, com os "novos" líderes. Se se deve odiar a esquerda, a quem amar? Em quem votar que seja melhor? Não tem esses novos líderes. Matam os velhos líderes, sem que naturalmente tenha surgido os novos. Artificializam líderes. Daí essa abstenção.

Por isso, nessa quadra política eu até saúdo a grande quantidade de votos nulos, brancos e abstenções. É a resposta do povo à impostura. A direita está parcialmente frustrada. Preparou tudo para fazer seu discurso golpista na análise do resultado eleitoral. Ao centrar fogo na campanha para expulsar o PT da arena política, queria comemorar dizendo que o anti petismo era a aprovação do golpe, do governo Temer e da direita. Mas o povo resolveu dizer que os candidatos direitistas existentes não lhe representa. Essa avalanche de ausentes e descontentes comprova que o povo não se inclina pra direita. E que há um vasto campo para o surgimento de novos líderes populares sérios.