Bolívia descobre nova reserva de gás e poderá aumentar a produção

O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou nesta terça-feira (4) que especialistas encontraram uma nova reserva de gás natural em um campo operado pela empresa Repsol na região de Chuquisaca, sudeste do país.

Evo Morales e Guillermo Achá - Efe
O poço Huacaya 2 permitirá aumentar a produção de gás. A expectativa é que aumente até 3 milhões de metros cúbicos por dia. Segundo o presidente da empresa estatal YPFB (Yacimientos Petrolíferos Bolivianos), Guillermo Achá, para ampliar a produção haverá o investimento de 112 milhões de dólares, dos quais já foram investidos 53 milhões.

Evo revelou a boa notícia em uma coletiva de imprensa na cidade de Sucre, capital do departamento onde foi encontrada a nova reserva ao lado do presidente da YPFB e de autoridades locais.

O presidente da YPFB afirmou que ainda há muito por fazer no poço Huacaya 2 porque as escavações devem chegar até os 5.900 metros e até agora foram escavados 5.390 metros.

Segundo Evo, com esta nova descoberta, a produção na região de Chuquisaca pode subir de 6 para 9 milhões de metros cúbicos diários.