Obama considera "repugnantes" comentários de Trump sobre mulheres

O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, afirmou na terça-feira (11) que o presidente dos EUA, Barack Obama, considerou “repugnantes” os comentários feitos sobre mulheres pelo candidato do Partido Republicano ao cargo, Donald Trump, em vídeos divulgados na última semana, sugerindo que o mandatário também os considera assédio sexual.

Barack Obama

Nos vídeos, gravados há 11 anos para um programa de TV norte-americano, o empresário diz que ele pode fazer o que quiser com as mulheres, incluindo agarrá-las e beijá-las sem consentimento.

Sobre esses comentários, Obama, que já os havia classificado como “degradantes”, afirmou serem “repugnantes”.

“O presidente achou o vídeo tão repugnante quanto a maioria dos norte-americanos. Tem havido um posicionamento bem claro pelas pessoas de todo o espectro ideológico de que os comentários consistem em assédio sexual”, afirmou o secretário de imprensa da Casa Branca, Josh Earnest, à imprensa, sugerindo que Obama também considera as observações do candidato republicano como assédio sexual.

No domingo (9), Obama já havia abordado indiretamente o assunto, afirmando que Trump é “inseguro de tal forma que ele se sente bem ao colocar os outros para baixo”, uma característica que ele disse que não aconselharia para um presidente.

“Isso nos diz que ele não se importa muito com os valores básicos que tentamos passar para nossas crianças”, afirmou Obama na ocasião.

Pouco após a divulgação do vídeo pelo jornal norte-americano Washington Post, Trump divulgou outro vídeo pedindo desculpas por seus comentários, dizendo estar envergonhado de tê-los feito, mas afirmando repetidamente que se tratavam de observações feitas durante “locker room talks” (conversas particulares informais, em tradução livre).