Temer diz que "no momento" redução da gasolina não elevará imposto

Durante viagem à Ìndia, onde se encontra para a cúpula dos Brics (grupo de países formado, além do Brasil, por China, Rússia, Índia e África do Sul), Michel Temer disse que o governo não pretenda elevar a Cide, tributo que incide sobre combustíveis, por conta da redução do preço da gasolina anunciado na sexta-feira pela Petrobras.

Temer na Índia - Beto Barata/PR

"A Cide não, não há nenhuma previsão neste momento para esta espécie ou não", afirmou. Especialistas avaliam que o governo poderia aproveitar uma redução dos preços na refinaria para retomar a cobrança da Cide, tributo que foi zerado em 2012.

O anúncio da redução dos preços pela Petrobras aumentou a especulações em torno da Cide, que seria uma tentativa de compensar o setor sucroalcooleiro, cujo etanol perde competitividade com a gasolina mais barata.

Sobre as especulações de uma aliança entre o PMDB e PSDB para a eleição de 2018, Temer desconversou. "Nós temos uma base de mais de 20 partidos, não é? E é natural que haja muitas vezes uma ou outra afirmação, mas ela… primeiro é extremamente prematura", disse. E completou: Não há nenhuma previsão para essa espécie de aliança, o que há, é aproximação com todos os partidos da base aliada que permitiu ao governo ter uma vitória muito significativa".