Contra o extermínio da educação, estudantes já ocupam 875 escolas

A mobilização contra o sucateamento da educação promovido pelo governo ilegítimo Temer, que encontra sua maior representação na PEC 241 e na Reforma do Ensino médio, vem gerando uma onda nacional de resistência em defesa da escola pública. Segundo informações da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), já são 875 escolas ocupadas em todo o país.

Ocupação IF Aquari - Midia Ninja

Os estudantes lutam pela imediata revogação da PEC 241, do teto de gastos, que pretende congelar os investimentos em educação nos próximos 20 anos e também são contrários a Medida Provisória da Reforma do Ensino Médio, pois, além ter sido encaminhada de forma antidemocrática, pois não foi construída em conjunto com a comunidade escolar e entidades que atuam em defesa da educação, como outrora foi estabelecido através das Conferencias Nacionais de Educação, a MP terá como consequência a não obrigatoriedade de disciplinas que estimulam o senso crítico dos jovens, como sociologia e filosofia, sendo exigido somente português e matemática e a não exigência de formação pedagogia dos professores, apenas bastando possuir um "notório saber".

A Ubes pede que a comunidade escolar ajude nas ocupações, doando aulas, alimentos e produtos de higiene. 



Confira algumas imagens das escolas ocupadas: 

Por volta das 5 h desta quarta-feira, secundaristas começaram a ocupar o campus do Instituto Federal Catarinense (IFC) de Araquari (SC). A ocupação ocorreu após aprovação dos estudantes em assembleia organizada pelo grêmio estudantil da unidade. Imagens: (Ubes e Mídia Ninja)


Instituto Federal de Goiás – Campus Goiânia, ocupado nesta terça-feira (18).

Escola Estadual David Campista, primeira escola no Sul de Minas Gerais a ser ocupada. A instituição fica em Poços de Caldas, e foi ocupada nesta manhã (18).

Estudantes ocuparam nesta terça-feira (18) a E.E Alcides de Castro Galvão, localizada no litoral norte de São Paulo.

E.E Anísio Teixeira, no Rio Grande do Norte, ocupado




IFNMG – Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Pirapora, em Pirapora, norte de Minas Gerais, ocupado nessa segunda-feira (17).

E.E Ivanilde de Noronha ocupada nesta terça-feira (18), em Arapongas, Paraná.