Documentário sobre Vinicius de Moraes é relançado no Rio

A intimidade do poeta, compositor, jornalista e diplomata foi revelada no documentário Vinicius de Moraes, Um Rapaz de Família, lançado em 1983. Dirigido por sua filha Susana Moraes, com direção de fotografia de Pedro Moraes, o média-metragem apresenta uma espécie de retrato do poetinha. Quase todo filmado em 1979, na casa da família, no Rio de Janeiro, a obra acaba revelando a relação entre pai e filha e o homem além do mito: totalmente à vontade com seus amigos e familiares.

documentário sobre Vinícius de Moraes - Divulgação

Vinicius de Moraes, Um Rapaz de Família será lançado em DVD nesta quarta-feira (19), às 19h30, no Instituto Moreira Salles (IMS), no Rio, com exibição gratuita. Antes da sessão, os poetas Antonio Cícero, Ana Salek, Ana Claudia Lomelino, Catarina Lins, Charles Peixoto e Alice Sant'Anna farão recital com poemas de Vinicius, organizado pelo poeta Eucanaã Ferraz.

Antigo desejo de Susana Moraes, o restauro e a masterização do média-metragem começou em 2014, mas ela não chegou a ver o resultado final, já que morreu em janeiro do ano seguinte, antes da finalização do processo.

O filme começa com antigas fotos do poetinha e uma narrativa sobre sua vida: da infância até quando ele decide abandonar a carreira de diplomata. “As primeiras imagens em preto e branco revelam que estamos diante de uma vida incomum, intensa e complexa”, escreve Walter Salles no encarte do DVD.

Há também os encontros com os amigos, as músicas de sua juventude, suas ideias sobre a vida e passeios pelo bairro onde morava, Ipanema.

Entre os amigos, estão no documentário Tom Jobim, o arquiteto Oscar Niemeyer, Caetano Veloso, João Donato e o poeta Ferreira Gullar, filmado em 1978, durante seu exílio em Buenos Aires.

Além do média-metragem, o DVD traz uma faixa comentada por Adriana Calcanhoto, Eucanaã Ferraz, Julia Moraes e Tuca Moraes.