Mostra Internacional de Cinema de São Paulo começa nesta quinta-feira

A 40ª edição da Mostra Internacional de São Paulo começou nesta quinta-feira (20) e segue até o próximo dia 2 de novembro. Durante estas duas semanas serão exibidos 322 títulos em 35 locais da cidade entre cinemas, espaços culturais e museus. Muitas das projeções serão gratuitas.

Abertura da 40ª Mostra Internacional de Cinema de SP - Mario Miranda Filho/Agência Foto

 Este ano o foco da Mostra é o cinema polonês. O tradicional Prêmio Humanidade será entregue ao cineasta polonês Andrzej Wajda, recentemente falecido. Wajda, que narrou por meio de seus filmes as transformações históricas de seu país ao longo do século 20, será homenageado com uma retrospectiva de sua obra.

O cineasta italiano Marco Bellocchio será um dos homenageados desta 40ª Mostra com o Prêmio Leon Cakoff. Além de assinar a arte do pôster deste ano e ter alguns de seus mais importantes filmes exibidos, Bellocchio participa da Mostra com seus mais recentes trabalhos, o curta Pagliacci e o longa-metragem Belos Sonhos.

William Friedkin é outro diretor que receberá o prêmio. Em comemoração aos 45 anos de Operação França, Friedkin virá ao Brasil, e fará parte da programação da Mostra com alguns de seus mais icônicos filmes como O Exorcista e Comboio do Medo.

O ator Antonio Pitanga também será homenageado com o Prêmio Leon Cakoff, além da apresentação do documentário Pitanga, dirigido por Beto Brant e por sua filha, Camila Pitanga, e que reconta sua trajetória por meio do encontro com pessoas que marcaram a sua vida.

A seleção faz um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial tem produzido, além de apresentar tendências, temáticas, narrativas e estéticas. A 40ª Mostra é composta por seis seções: Homenagens, Apresentações Especiais, Foco Polônia, Competição Novos Diretores, Mostra Brasil e Perspectiva Internacional.

Confira a programação completa no site oficial.