Ibiapaba: PCdoB sai fortalecido nas disputas municipais

Após ter disputado cinco prefeituras na Região da Ibiapaba, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e a deputada estadual Augusta Brito saem fortalecidos após as eleições municipais deste ano, com a eleição de dois prefeitos (Graça e Mucambo), duas reeleições (São Benedito e Ipu), além de uma vaga a vice, em Ibiapina. Augusta Brito apoiou diretamente estas candidaturas.

Ibiapaba: PCdoB sai fortalecido nas disputas municipais

São Benedito teve a primeira reeleição desde sua emancipação política. O atual prefeito, Gadyel Gonçalves (PCdoB), conseguiu manter as maiores lideranças políticas da cidade em torno do seu projeto, conquistando um total de 14.792 votos. Gadyel entra para a história como o primeiro prefeito reeleito da cidade.

Também nas disputas do dia 02 de outubro aconteceu a quebra do tabu da reeleição no município de Ipu, quando o atual prefeito, Sérgio Rufino (PCdoB), foi reeleito com 53,31% dos votos, também entrando para a história da política municipal, ao se tornar o primeiro prefeito reeleito na terra de Iracema. Seus adversários: Diego Carlos (PDT) e Balacó Farias (PSB) ficaram com (46,28%) e (0,41%) do eleitorado, respectivamente.

Já na cidade de Graça, terra natal da deputada Augusta Brito, seu pai, Augusto Brito (PCdoB) foi eleito mais uma vez prefeito da cidade, após 29 anos, quando chegou ao cargo no primeiro ano de emancipação política do município. No pleito atual, Augusto conquistou a vitória com 51,09% dos votos.

Dois nomes novos aparecem na Região: Francisco das Chagas, o Canarinho (PCdoB), que se elegeu com 53,17%, derrotando o atual prefeito Wilebaldo Aguiar, na cidade de Mucambo. E Leandro Linhares, com seu vice, Daniel Pachola (PCdoB), que formam a chapa vencedora em Ibiapina.

Com o resultado desta última eleição, sobe para quatro o número de prefeituras sob o comando do PCdoB, além de uma vaga na vice-prefeitura, na Região da Ibiapaba.