Aniversário de 15 anos da Cooperifa encerra com show do Criolo

Em outubro, a Cooperifa, coletivo de vanguarda na produção cultural periférica de São Paulo, comemora 15 anos. Entre as comemorações, foi realizada a 9º Mostra Cultural da Cooperifa, que começou no dia 15 e termina neste domingo (23) com show do rapper Criolo.

Sarau Cooperifa - Ricardo Vaz

Entre as principais atrações está, além do show do Criolo, a sambista Fabiana Cozza, um debate com o cineasta Renato Cândido e uma edição especial do sarau da Cooperifa com a tradicional “chuva de livros”, na qual milhares de publicações serão distribuídas para os participantes. Toda a programação é gratuita.

“Para nós, da Cooperifa, é muito importante a Mostra, são quinze anos de atividades. É um grupo de pessoas que nunca desistiu da periferia e tudo que faz é para a periferia. A gente não tem nem sede, tudo que fazemos é num bar. Valeu a pena sonhar, essa mostra é a confirmação de um trabalho. É preciso resistir e a Cooperifa é resistência”, explica o poeta Sérgio Vaz, integrante e um dos fundadores da Cooperifa.

Ao longo desta semana de comemorações, a mostra cultural contou até com um campeonato de futebol, o “Festival Várzea Poética”. Competiram dez timese a narração ficou por conta da Narra Várzea. Os minutos de intervalo entre um jogo e outro ainda foram embalados com samba.

Como nos anos anteriores, os eventos foram todos realizados na periferia da zona sul de São Paulo. “Um dos pilares da Cooperifa é o incentivo à leitura e formação de novos leitores, de um novo público para a arte. Por isso organizamos a arte da periferia para a periferia. São Paulo já tem uma agenda do centro e a gente quer criar a nossa própria agenda”, explicou Sérgio Vaz.

Durante os sete dias de mostra, o público teve contato com o trabalho de nomes já consolidados do cenário cultural brasileiro, assim como o de outros menos conhecidos. As escritoras Cidinha Silva e Ana Maria Gonçalves, por exemplo, dividiram uma das mesas de debate com a jovem poeta Jeniffer Nascimento. Os escritores Marcelino Freire, Akins Kintê e Elizandra Souza também marcaram presença.

O Cinema na Laje, evento realizado durante o ano inteiro pela Cooperifa, teve uma edição especial com presença do cineasta Renato Cândido, que participou de um debate com o público após a exibição dos três filmes: “Jenifer” (Renato Cândido), “A boneca e o silêncio” (Carol Rodrigues) e “Preto” (Elton Martins).

Veja a programação para este final de semana:

21 de outubro

19h – Show Mulheres no Rap com Lívia Cruz, Odisseia das Flores e Rimas e Melodias
CEU Capão Redondo
(Rua Daniel Gran, S/N – Capão Redondo)

22 de outubro

CEU Cantos Amanhecer
(Av. Cantos do Amanhecer, s/n – Jardim Eledy)

15h – Bate Papo

Saraus e a importância da poesia na periferia
– Mel Duarte (poeta e produtora cultural)
– Daniel Alexandrino (sarau Grajaú)
– Márcio Batista (Sarau Cooperifa)

17h – Bate Papo

Micro-Áfricas em São Paulo: Arte, cultura e política
Mediador: Euller Alves (grupo artístico UMOJA)
– Marilú Santos Cardoso (Doutoranda em História – PUC/SP e Diretora da DIPED DRE CL)
– AMailton Magno Azevedo (Prof. Dr. no Programa de pós-graduação em história – PUC/SP)
– Jaiane Batista Estevan (Professora de filosofia, coordenadora do projeto café filosófico da periferia)

18h – Show Grupo Roda Viva

23 de outubro: Encerramento

Praça João Tadeu Priolli, a Praça do Campo Limpo
(R. Dr. Joviano Pachêco de Aguirre – Jardim Bom Refugio)

15h – Show

Fino du Rap
Cocão Avoz
Poesia Samba Soul
Inquérito
Filosofia Reggae
Criolo