PF prende membros da Polícia do Senado que atrapalhavam Lava Jato 

O Senado amanheceu o dia desta sexta-feira (21) cercado de carros da Polícia Federal, que deflagrou a Operação Métis, para investigar membros da Polícia Legislativa que estariam atrapalhando as investigações da Operação Lava Jato. Foram presos o diretor da Polícia Legislativa, homem de confiança do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), e outros três policiais. 

PF prende membros da Polícia do Senado que atrapalhavam Lava Jato

Segundo a Assessoria da Polícia Federal, a PF obteve provas de que o grupo, liderado pelo Diretor da Polícia do Senado, Pedro Ricardo Carvalho, tinha a finalidade de criar embaraços às ações investigativas da Polícia Federal de senadores e ex-senadores, utilizando-se de equipamentos de inteligência. Além de Pedro Ricardo, foram presos outros três policiais – Geraldo Cesar de Deus Oliveira, Everton Taborda e Antonio Tavares.

Segundo a Assessoria de Imprensa da PF, em um dos eventos, o Diretor da Polícia do Senado ordenou a prática de atos de intimidação à Polícia Federal, no cumprimento de mandado expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em apartamento funcional de senador.

Segundo ainda a PF, “os investigados responderão por associação criminosa armada, corrupção privilegiada e embaraço à investigação de infração penal que envolva organização criminosa. Somadas, as penas podem chegar a 14 anos e seis meses de prisão, além de multa.”

A PF informou ainda que estão sendo cumpridos nove mandados judiciais, todos em Brasília, sendo quatro de prisão temporária e cinco de busca e apreensão, um deles nas dependências da Polícia do Senado, e que não há mandados judiciais sendo cumpridos em gabinetes ou qualquer endereço ligado a políticos.

A Justiça Federal determinou a suspensão do exercício da função pública dos policiais do Senado envolvidos.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ainda não se pronunciou sobre o assunto. O diretor da Polícia do Senado, Pedro Ricardo Carvalho, que foi preso na operação, é tido como homem de confiança de Renan.