Sejus: Defensoria Pública intensifica atendimento em unidade prisional

A Defensoria Pública do Estado do Ceará, por meio do Núcleo de Atendimento ao Preso Provisório e às Vítimas de Violência (NUAPP) e do Núcleo Especializado em Execuções Penais (Nudep), realiza nesta semana, um mutirão de atendimento na Unidade Prisional Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva (CPPL IV), em Itaitinga.

Sejus: Defensoria Pública intensifica atendimento em unidade prisional

A ação tem parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) e visa o atendimento jurídico e a análise de processos judiciais, dando encaminhamento aos benefícios como liberdade, habeas corpus, pedidos de progressão de regime, saída temporária, indulto e comutação de pena, extinção de punibilidade, entre outros. A previsão é atender cerca de 1.782 internos entre provisórios e condenados.

“A Defensoria Pública, como órgão do sistema de justiça, tem por missão resguardar pelo regular cumprimento da pena, em todas as instâncias e graus de jurisdição, além de ter como mandamento constitucional a defesa jurídica integral e gratuita dos mais vulneráveis. Desta forma, através de seus núcleos, Nudep e Nuapp, realizamos mais uma força tarefa de atendimento jurídico concentrado a fim de atender a todos os internos da unidade IV de Itaitinga, de orientar e informar sobre o processo de cada um dos internos dali, além da ausculta de outras demandas relacionadas a cada interno da unidade”, relata a defensora pública e supervisora do NUDEP, Flávia Maria de Andrade Lima.

Os dois núcleos atendem semanalmente os internos dentro das unidades prisionais do Estado e seus familiares, prestando acompanhamento assistência jurídica nos processos criminais que tramitam na comarca de Fortaleza. Este ano, a Defensoria Pública já realizou um mutirão similar na Casa de Privação Provisória I (CPPL I), Unidade Penitenciária Francisco Adalberto de Barros Leal (UPFABL), antiga CPPL de Caucaia, conhecida como “Carrapicho” e na Unidade Unidade Penitenciária Francisco Adalberto de Barros Leal (UPFABL) – CPPL de Caucaia e desenvolve o projeto Acolhe, que recebe os familiares dos internos.