Roberto Cláudio é reeleito prefeito de Fortaleza

O candidato Roberto Cláudio (PDT) foi reeleito, na noite deste domingo (30), prefeito de Fortaleza. A disputa acirrada com Capitão Wagner (PR) foi a marca do segundo turno, principalmente nas duas últimas semanas, quando o candidato da oposição, apoiado pro forças políticas reacionárias do Estado, subiu o tom da campanha, com acusações e ofensas.

Roberto Cláudio - Divulgação

Após a totalização dos votos, ainda no início da noite do domingo, os números confirmam que Fortaleza continua uma capital politicamente livre, rebelde e sem medo: Roberto Cláudio conquistou 53,57% dos eleitores, somando 678.847 votos, enquanto o candidato Capitão Wagner teve 46,43% dos votos, o que representa 588.451 eleitores.

Reunindo um grande número de aliados em torno da coligação “Fortaleza só tem a ganhar”, inclusive o PCdoB, que compõe a chapa vencedora, Roberto Cláudio representa o desejo de avançar nas mudanças na capital cearense e, acima de tudo, combater o medo e a repressão.

Ao longo de toda a campanha, a militância comunista se integrou à coligação. No segundo turno, com o acirramento do embate, o PCdoB intensificou as ações pró-Roberto Cláudio, com reuniões nas bases, participação de bandeiraços e carreatas.

Mais

O número de abstenção de eleitores em Fortaleza foi maior no segundo turno. Na eleição deste domingo, 18,60% dos eleitores não foram votar, enquanto no primeiro turno nas eleições para Prefeito de Fortaleza a taxa foi de 17,04%.

Quanto aos votos brancos e nulos, também houve alteração se comparado com a primeira etapa para a escolha do prefeito de Fortaleza. Enquanto no primeiro turno a taxa de votos brancos foi de 2,52%, agora o número caiu para 1,92%. Já a percentual de votos nulos aumentou de 5,86% para 6,10%.  

Matéria atualizada às 19h23 do dia 30 de outubro.