Presidenta da Coreia do Sul demite gabinete

A presidente sul-coreana, Park Geun-hye, reformou no domingo (30) seu gabinete de presidência e recebeu a renúncia de oito funcionários próximos, incluindo o secretário do Gabinete Presidencial, o secretário-chefe dos Assuntos Civis, o secretário-chefe de Propaganda, entre outros, devido ao escândalo de que uma amiga teria exercido influência inadequada sobre ela e interferido nos assuntos de Estado.

Multidão protesta contra a presidenta Park Geun Hye, em Seul

O porta-voz do gabinete da presidência, Jung Youn-kuk, disse no mesmo dia à imprensa que Park Geun-hye já sabia a gravidade da situação e em resposta aos pedidos externos, ela decidiu remodelar o gabinete.

A procuradoria sul-coreana revelou neste dia que o gabinete presidencial entregou sete caixas de materiais para a procuradoria em cooperação com as investigações do escândalo. Além disso, a amiga suspeita de interferir nos assuntos de Estado de Park Geun-hye, Choi Soon-sil, voltou no mesmo dia à Coreia do Sul e está esperando ser chamada pela procuradoria.

Além disso, ainda no dia 30, o partido no poder da Coreia do Sul, Partido da Nova Fronteira, convocou uma reunião de emergência e lançou a proposta para Park Geun-hye de formar um gabinete neutro junto com os partidos de oposição.