Xi Jinping reforça gestão com mão de ferro contra a corrupção 

O secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), Xi Jinping, renovou o seu compromisso de luta contra a corrupção, pedindo uma “ecologia política impoluta”.

Xi Jinping - www.cnews.cn

Xi proferiu declarações em torno deste assunto durante a sexta sessão plenária do 18º Comitê Central, na semana passada, enquanto abordava dois documentos da disciplina do Partido que foram aprovados na sessão, sobretudo as normas da vida política no Partido sob as condições atuais, e a regulamentação da supervisão intrapartidária.

O texto na íntegra dos dois documentos, assim como os comentários de Xi Jinping, foram publicados na quarta-feira.

Durante os seus comentários, Xi disse que a vida política no Partido tem sido positiva em termos gerais, apesar de existirem ainda alguns problemas com uma necessidade premente de resolução.

O líder do PCCh apontou a fé questionável e a lealdade de alguns membros do Partido, incluindo veteranos.

Xi citou algumas falhas entre os membros, incluindo a displicência, falta de contato com o povo, arbitrariedade e inércia, atos de individualismo, criação de fações, ganância, hedonismo e extravagância, entre outras.

O nepotismo e a fraude permaneceram ativos devido a alguns membros do Partido venderem posições e facilitaram promoções, ressaltou Xi, acrescentando que o abuso de poder, violações da lei e da disciplina se têm alastrado.

Em particular, um conjunto de oficiais do Partido, que cederam a agendas políticas pessoais e à cobiça, terá mesmo recorrido a conspirações políticas, organizando fações para perseguir objetivos egocêntricos.

“Este tipo de atitudes erodiram as fundações éticas do Partido, corroeram a sua unidade e comprometeram o ambiente político intrapartidário, assim como a sua imagem pública”, disse Xi.

O chefe de Estado chinês prosseguira à listagem de exemplos de má conduta, onde incluiu Zhou Yongkang, Bo Xilai, Guo Boxiong, Xu Caihou e Ling Jihua, os quais terão perfilado uma conduta condenável no plano econômico e político.

A solução passará por cultivar uma “ecologia política limpa e positiva”.

“Tal como a ecologia natural, a ecologia política é também vulnerável à poluição”, disse. “Quando os problemas emergem, temos que pagar um preço caro para restaurar a situação ao seu estado original”.