Cinco canções para guardar Leonard Cohen na memória

A morte de Leonard Cohen nesta sexta-feira (11) abalou o mundo da música. O cantor, compositor e poeta havia lançado seu último disco há pouco tempo, You Want I Darker, com canções que tinham um tom de despedida. Aos 82 anos, ele afirmou em uma de suas últimas entrevistas: “estou preparado para morrer”.

Leonard Cohen - Divulgação

O legado de Cohen ficará na memória não só dos amantes de sua poesia, suas canções de letras intensas e pessoais exploraram com mestria temas como amor, morte e fé. Sua obra foi imortalizada na voz de centenas de artistas de todo o mundo.

Cohen começou sua carreira como poeta e romancista. Só na década de 60 começou a pisar nos palcos como performer. Com o seu olhar e uma voz profunda, que ao longo dos anos se tornou cada vez mais áspera e expressiva, cultivou um ar de desejo espiritual.

Canções como “Hallelujah”, “Suzanne”, “First We Take Manhattan” e “Bird on the Wire” foram gravadas por artistas, tão diferentes como Nina Simone , REM e Johnny Cash. As suas letras foram escritas com tal graça e profundidade emocional que sua composição foi considerada quase no mesmo nível que a de Bob Dylan – incluindo pelo próprio Dylan, segundo o Washington Post.

A morte do cantor foi divulgada pela biógrafa Sylvie Simmons que não deu mais detalhes.

Ouça cinco canções:

Halleluja


Suzanne

So long, Marianne


Bird on the Wire

Famous Blue Raincoat