Chico Lopes repudia invasão da Câmara e quer apuração rigorosa

O deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) repudiou a invasão do Congresso Nacional, realizada nesta quarta-feira, 16/11, por manifestantes de ultradireita e defensores da instalação de um regime ditatorial militar no Brasil.

Chico Lopes - Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Em pronunciamento após a invasão, o deputado cobrou rigorosa apuração dos fatos ocorridos em plenas dependências da Câmara dos Deputados, destacando que o avanço do conservadorismo no Brasil ultrapassou todos os limites da legalidade e não pode mais ser tolerado pela população.

"O que aconteceu hoje no Congresso Nacional é inédito na história brasileira, da forma mais triste possível. Nunca imaginamos ver na Câmara dos Deputados uma invasão por um grupo de inspiração fascista, pedindo ditadura militar", destacou Chico Lopes, ressaltando que é preciso ir a fundo na investigação sobre como os invasores conseguiram ter acesso ao Plenário da Câmara.

"Quando os movimentos sociais e populares comparecem à Câmara dos Deputados para defender a democracia e manifestar sua opinião, dentro do espírito democrático, são muitas vezes barrados pela Polícia Legislativa, impedidos de ter acesso às galerias ou de se expressar. Como é que se explica que hoje um grupo desse tamanho e com um discurso antidemocrático, violento e perigoso tenha conseguido ter acesso ao Plenário e fazer esse triste espetáculo?", questiona Chico Lopes.

O deputado cearense reforça que toda a bancada popular e progressista seguirá cobrando a apuração detalhada do caso e a responsabilização de todos que violaram a lei e a democracia, ao invadir o Congresso Nacional.