Oposição quer afastar Geddel por uso do cargo para benefício próprio 

“Os episódios envolvendo o ministro Geddel são muito grave. É a demonstração de que tem ministros do governo buscando utilizar-se do cargo que ocupa para beneficiamento pessoal”, avalia o líder do PCdoB na Câmara, deputado Daniel Almeida (BA), ao anunciar a disposição de, junto com demais partidos da oposição, convocar o Ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, para esclarecer as denúncias contra ele. E pediu o afastamento dele do cargo. 

Geddel Vieira Lima - Antonio Cruz/Agência Brasil

O ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, denunciou que sofreu pressão de Geddel para liberar um alvará do empreendimento imobiliário de alto luxo em Salvador (BA) no qual ele (Geddel) tinha comprado um apartamento. O empreendimento imobiliário, segundo Calero, foi embargado pela direção nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em razão de estar localizado em uma área tombada como patrimônio cultural da União, sujeita a regramento especial.

“Foi corajosa a atitude do Ministro da Cultura que fez essa denúncia. Isso merece profunda investigação”, disse Daniel Almeida, anunciando que “a Câmara fará todo o esforço, a partir da iniciativa da nossa bancada, de convocar o ministro Geddel para dar as explicações sobre o episódio, mas os fatos que já foram revelados indicam que em uma situação dessa o ministro não pode continuar.”

Para Daniel Almeida, “a saída mais adequada seria o seu afastamento e é isso que a sociedade brasileira espera que o atual governo proceda. Nós queremos aqui fazer não só denúncia do fato grave, como cobrar de forma efetiva que medidas sejam adotadas.”

A líder da Minoria, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), confirmou que fará a convocação dos dois ministros para uma acareação. A convocação deve ocorrer na Comissão de Cultura ou de Fiscalização e Controle, ambas presidida por deputados do PT. E disse também que vai pedir o afastamento de Geddel até que a situação seja esclarecida. Segundo ela, a pressão de Geddel sobre o ex-ministro da Cultura demonstra a face “ímproba” do governo de Michel Temer.

O líder do Psol, deputado Ivan Valente (RJ), também está empenhado em trazer o ministro Geddel Vieira Lima para prestar contas ao parlamento. E anunciou que pode representar contra o ministro da Secretaria de Governo na Comissão de Ética da Presidência da República. Valente analisa o comportamento do ministro de Temer como a lógica de um “governo fisiológico, clientelista e mandonista.” 

Leia abaixo a íntegra da representação apresentada pela oposição: