Temer acha que levou "rasteira" com proposta de FHC assumir mandato

A colunista Rosângela Bittar, do Valor, publicou nesta terça-feira (23) uma nota indicando que, mais uma vez, o tucano Xico Graziano recebeu autorização do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para "escrever e publicar artigo em que o indica para ser o presidente da República da transição, eleito indiretamente para esses dois anos que o próprio FH chama de travessia."

Temer - Lula Marques - Lula Marques/AGPT

Graziano teria recuado "diante da perplexidade de Michel Temer, que considerou ter levado uma rasteira."

No começo do mês, também com aval de FHC, Graziano escreveu na Folha um artigo defendendo que, em caso da queda de Temer via Tribunal Superior Eleitoral, o ex-presidente seria o melhor nome para um "mandato tampão" ou mesmo para concorrer pelo PSDB em 2018.

FHC admitiu na Folha, depois, que foi avisado sobre o artigo, mas negou que tenha interesse em assumir novamente a Presidência, nem por uma eleição indireta.

À época do primeiro artigo, o governo Temer tentou amenizar a situação. Moreira Franco, segundo a Folha, teria dito a Temer que "o príncipe [FHC] não tem jeito. Ele não enquadra os seus". Ou seja, FHC não tem o perfil para pedir que Graziano não lançasse um balão de ensaio na mídia.

O Estadão destacou que dentro do próprio PSDB, o movimento de Graziano "recebeu fortes críticas". "Parlamentares e dirigentes tucanos avaliaram a atitude de Graziano como inoportuna e extemporânea." Nomes ligado a Aécio Neves e José Serra, potenciais presidenciáveis, disseram que a atitude do colega tucano foi uma "maluquice" isolada.