Alice denuncia ameaça ao patrimônio histórico e cultural da Bahia 

O caso do ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, que pressionou o ex-ministro da Cultura para que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) liberasse autorização para construção do empreendimento La Vue Ladeira da Barra, em Salvador é um exemplo das ameaças sofridas pelo patrimônio histórico e cultural da Bahia. A denúncia foi feita pela deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) na reunião da Comissão de Cultura da Câmara, nesta quarta-feira (23). 

Alice denuncia ameaça ao patrimônio histórico e cultural da Bahia - Ass. Dep. Alice Portugal

A reunião era para votar a convocação de Geddel para prestar esclarecimentos acerca do caso de tráfico de influência protagonizado pelo ministro, mas a base aliada do governo ilegítimo de Michel Temer, capitaneado pelo líder do governo, deputado André Moura (PSC-SE), lotou a reunião da comissão e rejeitou todos os requerimentos.

Na ocasião, Alice denunciou a farra de liberações de empreendimentos que ameaça o patrimônio histórico e cultural da Bahia. “O empreendimento La Vue compete com o Farol da Barra e com a Igreja de Santo Antônio da Barra. A obra está na poligonal tombada da Orla de Salvador e há anos está contestada. Um tráfico de influência a olhos vistos vai ser ignorado?” indagou.

Segundo Alice Portugal , “o Centro Histórico de Salvador está sendo detonado. Acabaram com o escritório técnico que tratava da relação entre o Estado, Município e Iphan, para garantir essa farra de liberações de empreendimentos que vai constituir num grave prejuízo para o mais antigo Centro Histórico da América.”

E citou o caso ao fundo da Igreja da Barroquinha, onde “sorrateiramente está sendo construído o Premium Car Park, um edifício de garagem, de propriedade da Fera Investimentos, que é dona de 122 imóveis, no entorno da Rua Chile, no Centro Histórico de Salvador, região que pretende transformar no gentrificado Bahia Design District, um projeto inaceitável do ponto de vista arquitetônico e urbanístico”, contou a deputada.