Mesmo com 7ª queda do PIB, governo mantém projeção para 2016 e 2017

O Ministério da Fazenda decidiu manter as projeções do governo para a economia em 2016 e 2017, mesmo com o anúncio da retração no terceiro trimestre divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

desemprego

De acordo com os dados anunciados nesta quarta (30), o Produto Interno Bruto (PIB) , soma de todos os bens e serviços produzidos no país, fechou o terceiro trimestre do ano com queda de 0,8% em relação ao trimestre anterior. Com o resultado, o país registrou o sétimo trimestre seguido de retração da economia.

Segundo o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Fabio Kanczuk, não há motivos para alterar as projeções oficiais, de retração de 3,5% em 2016 e crescimento de 1% em 2017, já que o resultado divulgado nesta quarta-feira foi “próximo do esperado”. Ele estima que, na comparação trimestral, já haverá uma sinalização positiva no primeiro trimestre do ano.

Na avaliação dele, a recessão está “arrefecendo”. A opinião vai contra todos os indicadores econômicos, que mostram queda na arrecadação; nos investimentos; na renda; na confiança do consumo, dos serviços e da indústria, além de aumento do desemprego.  

De acordo com o Ministério da Fazenda, a principal razão para o resultado ruim do PIB foi o elevado nível de endividamento das empresas e das famílias, que refletiu na queda do investimento. Apesar de o governo Michel Temer estar há seis meses no governo, a pasta pôs a culpa na gestão anterior. Afirmou que que o quadro teria decorrido de condições anteriores ao estabelecido na nova agenda econômica do governo.