Defenderemos a revolução para sempre, diz líder universitária cubana

A presidenta da Federação Estudantil Universitária (FEU) de Cuba, fez um discurso emocionante em defesa da revolução cubana e dos avanços da educação obtidos através dela em sua homenagem póstuma a Fidel Castro. Durante o ato realizado em Santiago de Cuba, Jennifer Bello, enalteceu as figuras de Fidel, José Martí e outros heróis nacionais.

Jennifer Bello - ACN

“Esta revolução defenderemos sempre, não deixaremos cair jamais a espada nem a bandeira, nós, os estudantes, não falharemos!”, afirmou a dirigente estudantil ao reafirmar o compromisso dos universitários com a revolução.

Leia o discurso de Jennifer na íntegra:

Camaradas,

José Martí dizia que só há uma coisa comparável ao prazer de encontrar com um amigo, e é justamente a dor de perde-lo. Hoje, reunidos nesta histórica praça, dizemos ‘até sempre’ ao lutador incansável, ao Quixote de todos os tempos, ao eterno universitário, ao revolucionário completo, mas sobretudo, ao pai, ao irmão, ao amigo da universidade, de seus estudantes, de seu povo, da América Latina e de todos os lutadores pelas causas justas.

Fidel, para os estudantes cubanos, simboliza força, energia, fé na revolução e compromisso com a pátria. A necessidade de sentir o palpitar de sua palavra, de suas ideias, de seu olhar profundo, da gestualidade de suas mãos e a firmeza de seus passos aumentou durante estes dias. Fidel deixou em nós o fôlego para seguir existindo, para seguir batalhando.

Na universidade se formou como revolucionário, na mesma universidade multiplicada onde gerações de jovens universitários encontraram hoje um sentido para a vida que se traduz no espírito rebelde, em ideias profundas de justiça e dignidade humana, em permanente compromisso social.

Difícil será nos distanciarmos das histórias que teceu com sua presença na universidade. Fidel voltava sempre para falar com os jovens porque ali não só se fez martiano, marxista e revolucionário, mas forjou a liberdade de todo o povo. Na universidade cubana deixou sua impressão eterna. Fidel está e estará, porque o comandante em chefe somos todos!

Esta revolução defenderemos sempre, não deixaremos cair jamais a espada nem a bandeira, nós, os estudantes, não falharemos. Ratificamos o compromisso de avançar até o porvir com seus princípios e ideais. As universidades e escolas cubanas serão nosso Moncada, nosso Granma, nossa Sierra, nosso Girón. Cuba é nossa pátria de vamos cuidá-la e defende-la!

Diante de ti, comandante, que nos dá fôlego, diante da estátua de Titán de Bronze e diante deste povo veio lhe render tributos, queremos ratificar que seremos fieis e leais seguidores de Martí, que seremos fieis e leais seguidores de Maceo. E com eles, os estudantes cubanos vamos dizer hoje, para o senhor, para Raúl e para nosso partido que Cuba é e será um eterno Baraguá!

Viva para sempre Fidel!

Viva a revolução cubana!