Conferência extraordinária do PCdoB de Palmas elege nova direção

Os militantes do PCdoB de Palmas, capital do estado do Tocantins, reuniram-se em conferência extraordinária para debater a conjuntura política, a organização partidária e eleger uma nova direção para o Comitê Municipal. O encontro aconteceu no último sábado (10), na Câmara Municipal da capital e contou com a presença do secretário de Planejamento do Comitê Central, Fábio Tokarski e do presidente do PCdoB do Maranhão e secretário de governo de Flávio Dino, Márcio Jerry.

Conferencia do comitê do PCdoB de Palmas

Segundo o presidente do Comitê Estadual do Partido, Nésio Fernandes de Medeiros Junior, ao longo de 2016, o PCdoB-TO passou por um intenso processo de crescimento qualitativo e quantitativo, recebendo a filiação de importantes lideranças e personalidades.

Na ocasião, Nésio destacou que o PCdoB "tem alcançado um nível de desenvolvimento qualitativo que permite apresentá-lo como uma alternativa de esquerda madura e comprometida com o projeto dos trabalhadores". Ele recordou do apoio do partido ao prefeito reeleito neste ano, Carlos Amastha (PSB) e que o PCdoB, "junto ao prefeito participa da construção de um projeto de poder político que tem o desafio de reunir amplas forças políticas e sociais dispostas a construir um novo rumo para o Tocantins.”

O secretário de Planejamento do Comitê Central do PCdoB, Fábio Tokarski – que participou da reunião – saiu entusiasmado do encontro. "Teve brilho no olhar dos que foram à convenção extraordinária do PCdoB de Palmas, pois além de um auditório lotado, o Partido recebeu a filiação de muita gente de luta, militantes oriundos vários partidos. Eles vieram do PSB, PT, Psol, PV e PP, comemorou.

O encontro contou ainda com a presença e apoio do presidente do PCdoB do Maranhão e secretário de Governo, Márcio Jerry, que ressaltou na convenção: "O Maranhão e o Tocantins são estados irmãos. O rio Tocantins não nos divide, o Tocantins no une!".

Animado com a convenção do partido em Palmas, Márcio Jerry comparou o momento político do estado vizinho ao Maranhão. "Sinto o cheiro de São Luiz em 2008, quando o partido conseguiu apresentar um protagonismo que o colocou como a alternativa de esquerda capaz de mudar o rumo do Estado do Maranhão. Pode estar nascendo um "novo Maranhão".


"O Maranhão e o Tocantins são estados irmãos. O rio Araguaia não nos divide, o Araguaia no une!", disse Márcio Jerry, na Conferência.

Filiações

O presidente do Sindicato dos Profissionais da Enfermagem do Estado do Tocantins – SEET, e vice-presidente da CTB-TO, Claudean Pereira Lima, filiou-se ao PCdoB afirmando “é o momento de muita luta, onde a classe trabalhadora vê seus direitos sendo ameaçados pela ofensiva neoliberal do governo golpista de Michel Temer”. Também se filiaram ao partido João Batista, Diretor Jurídico do SEET e José da Conceição Rodrigues Diretor de Formação Política e Sindical.

Apoios

No âmbito institucional, o Professor Danilo de Melo Souza, secretário municipal de Educação de Palmas, afirmou “é com muito orgulho que vamos construir uma alternativa progressista e de esquerda no Tocantins, realizar a batalha de ideias para a construção da expressão tocantinense do Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento”.

Daniel Pereira Martins, secretário de Comunicação do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Correios e Telégrafos, e Tesoureiro da CTB-TO, relembrou a sua militância de juventude com os companheiros da UJS e afirmou que “filiar-se ao PCdoB é um ato de patriotismo necessário para defender os direitos dos trabalhadores”.

Por outra lado, Germana Pires Coriolano, arquiteta e professora da Universidade Federal do Tocantins – UFT, atual secretária de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Palmas-TO, afirmou ser “o PCdoB é um partido que trabalha com o empoderamento feminino, nossas deputadas, nossa presidenta e a Senadora Vanessa Graziottin são exemplos vivos da garra e da coragem da mulher brasileira”.

O secretário de Governo da Prefeitura de Palmas-TO, ex-senador Adir Gentil Cardoso, declarou ser uma grande satisfação “ter as quatro principais secretarias comandadas por camaradas do PCdoB, Saúde, Educação, Segurança e Planejamento. Os resultados destas pastas são a marca progressista e de mudança do projeto capitaneado pelo prefeito Carlos Amastha.”

Dorineide Assunção, pedagoga e militante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto – MTST, decidiu pela filiação por “acreditar no projeto de esquerda que está sendo construído pelo PCdoB no Tocantins”.

O vereador eleito e secretário-geral do PSB-TO, Tiago Andrino, reconheceu seu passado de militância no PCdoB e o importante crescimento orgânico que o Partido tem tido, colocou seu mandato a disposição do PCdoB e da UJS.

Nova direção

O encontro elegeu o novo comitê municipal da Capital com 23 membros, sendo 12 mulheres e 11 homens.

1. Germana Pires
2. Danilo Melo
3. Raisss Pelles
4. Dorineide Assunção
5. Neide Amorim
6. Iranilton Salles
7. Pablo Raposo
8. Thalia Batista
9. Jhoannyo Campos
10. Ivanete Lima
11. Naete Tamba
12. Telma Correia
13. Marina Andressa de Souza
14. Andson José Oliveira
15. Chagas Santos
16. Valter Rodrigues
17. Vânio Mota
18. Zezinho
19. Raimundo Bezerra
20. Eliane Cristina de Oliveira
21. João Batista Alves das Neves
22. Denilde vargas Milhomem
23. Egildo da Silva Vasconcelos