No Equador, ganha força chapa presidencial apoiada por Rafael Correa  

O respaldo a chapa presidencial Lenín Moreno-Jorge Glas, proposta pelo partido governista Movimento Aliança País (AP) às eleições de 2017 no Equador cresceu com a adesão de organizações sociais à candidatura.

Rafael Correa e Lenín Moreno - Divulgação

A dupla recebeu o respaldo de operários, artesãos, agricultores, microempresários, empreendedores, mulheres, militantes da AP e forças regionais, como o Movimento Autonômico Regional, da província El Oro.

Grupos das 14 regiões dessa província reuniram-se com Moreno, o candidato presidencial, no Coliseu de Machala, para expressar oficialmente seu apoio.

Durante o encontro, o postulante à primeira magistratura ratificou seu compromisso em avançar com firmeza para uma plataforma de medidas e ações em defesa da população de regiões que, como El Oro, têm uma vocação agropecuária e industrial e em matéria social no referente à moradia, saúde e inserção trabalhista.

Moreno aproveitou a ocasião para declarar que não introduzirá reformas no sistema tributário em benefício das pessoas de maior renda.

Ratificou também a intenção de criar pelo menos 250 mil novos empregos em seu primeiro ano de governo, mediante financiamento de concessões para empresas e empreendedores, entre outras medidas.

Por sua vez, Jorge Glas, que aspira a manter-se na vice-presidência, recordou como os 10 anos de governo do chefe de Estado Rafael Correa 'têm sido maravilhosos', mas reafirmou que ainda falta muito.

O Executivo chamou a população de El Oro a acompanhar a Aliança País no caminho por consolidar a Revolução Cidadã em marcha há quase uma década e nesse sentido pediu o respaldo de todos.

Enquanto os adversários mais próximos à chapa governamental, Guillermo Lasso e Cynthia Viteri, que seguem Moreno, segundo as pesquisas de intenção de votos, também desenvolvem encontros em diferentes regiões para explicar seus respectivos programas de governo.

Os outros candidatos ao Palácio de Carondelet são: Iván Espinel, Paco Moncayo, Bucaram, Washington Pesántez e Patricio Zuquilanda, que aparecem com poucas opções de acordo com as pesquisas.